O revestimento de carboneto de cromo é uma liga da classe Cermet, ou seja, um composto formado por cerâmica e metal. Esse tipo de material é uma combinação das propriedades das cerâmicas e dos metais, como alta dureza e resistência a altas temperaturas, e como consequência, ser uma liga de alta resistência ao desgaste.
O desgaste é a perda progressiva de massa de um material devido ao movimento relativo entre a superfície e o meio com a qual entra em contato e é um problema que influencia diretamente o resultado das empresas de 3 maneiras
1 – Perdas de faturamento devido à paradas não programadas
2 – Altos custos de manutenção ocasionados pela frequente substituição de peças.
3 – Maior custo de fabricação devido a produção de itens defeituosos ocasionados por peças desgastadas.
Uma das maneiras mais eficientes e econômicas de evitar ou reduzir os danos em superfícies é através do uso de revestimentos metálicos ou cerâmicos, como, nesse caso, o revestimento de carboneto de cromo. Eles possuem uma combinação de propriedades que atendam as especificações do cliente e reduzam o desgaste, seja abrasivo, corrosivo, adesivo ou erosivo. Existem uma infinidade de alternativas de revestimentos aplicáveis para redução dos desgastes e a assertividade da escolha depende muito do conhecimento do profissional de manutenção ou do projetista de um determinado produto.
Onde Aplicar esse revestimento?
A liga do revestimento de carboneto de cromo é uma das mais utilizadas como revestimento de superfície quando as condições são de intenso desgaste de natureza abrasiva e corrosiva, mesmo a altas temperaturas.
O revestimento de carboneto de cromo é aplicado através do processo de aspersão térmica. Esta técnica ganha destaque por garantir alta densidade e baixa porosidade do revestimento. Geralmente essa liga é combinada com NiCr para garantir maior aderência no substrato. Também é possível submeter os revestimentos de carboneto de cromo a processos posteriores, como retífica, pois possui boa usinabilidade.
As principais aplicações do revestimento de carboneto de cromo são na indústria petroquímica e e termelétricas (como por exemplo em tubos de caldeira) . É uma importante alternativa ao processo de cromo duro. Podem ser aplicados em hastes de válvulas, anéis de vedação, matrizes de conformação a quente, hastes para mandril, entre outros.
Peças de termelétricas revestidas com carboneto de cromo tiveram sua durabilidade incrementada em mais de 300%, com expressiva redução de custo operacional para o usuário.
Conheça os 3 principais benefícios do Revestimento de Carboneto de Cromo
Essa liga pode garantir importantes resultados para os processos industriais através dos 3 benefícios abaixo:
1 – Propriedades mecânicas: O revestimento de carboneto de cromo aplicado por aspersão térmica mantém a propriedade mecânica do metal base. Ele não é aplicado em alta temperatura (como num processo de soldagem, por exemplo) que proporciona a manutenção das propriedades metalúrgicas. Além disso não inclui hidrogênio na estrutura (como nos tradicionais processos de cromagem, por exemplo) que geraria fragilização do metal base.
2 – Resistência a corrosão: a presença de Cromo na liga promove maior proteção contra a corrosão, mesmo a altas temperaturas. Quando interage com o meio, forma uma película protetora, característica de um filme óxido passivo.
3 – Resistente a altas temperaturas: o revestimento de carboneto de cromo pode trabalhar em ambientes de até 850°C sem perder suas propriedades. Esse é um revestimento ideal para ambientes agressivos.
Preparamos um documento que contém informações técnicas detalhadas sobre o revestimento de carboneto de cromo, acesse o link abaixo para baixar o PDF.