Você já pensou em revestir peças com Stellite 6? O revestimento de Stellite 6 é uma liga com alta concentração de cobalto, cromo e tungstênio e é muito recomendado para peças que necessitam resistência ao desgaste por abrasão e corrosão em temperaturas elevadas.
As aplicações típicas do Stellite 6 são em sedes e obturadores de válvulas, mas a gama de aplicações pode ser muito maior, tanto para aumentar a durabilidade de válvulas como diversos outros componentes de linhas de produção.
O revestimento de peças com Stellite 6 é muito vantajoso para situações em que as peças são submetidas ao desgaste por abrasão e oxidação por alta temperatura. Esse material consegue manter as suas características quando submetidas a temperaturas superiores a 500 ºC.
Leia também:
Como aumentar a durabilidade de peças com Stellite 6? Veja o exemplo de uma válvula de esfera.
Normalmente, esse revestimento é aplicado por processo de soldagem. A aplicação pelo processo de aspersão térmica vem ganhando espaço devido a 3 fatores:
1 – Velocidade de aplicação: o tempo necessário para revestir peças com Stellite 6 pelo processo de aspersão térmica é 60% inferior ao processo de soldagem
2 – Eficiência de depósito: A eficiência de depósito na aplicação com eletrodo revestido é de cerca de 65%, contra 80% na aplicação por aspersão térmica
3 – Resistência ao desgaste: Os níveis de resistência ao desgaste do revestimento de Stellite 6 aplicado por aspersão térmica é similar ao revestimento aplicado por eletrodo revestido.
Esses 3 fatores mencionados tornam o processo mais rápido e barato e garantem maior competitividade e lucratividade pras empresas.
Confira a seguir o estudo de revestimento aspergido por HVOF contra o desgaste em hastes de válvulas de turbinas termelétricas.