Quando abordamos o tema produtividade na indústria e olhamos a indústria como um todo, percebemos rápido desenvolvimento do segmento da agroindústria. Hoje se fala em Agricultura de Precisão e as empresas estão fornecendo equipamentos cada vez mais avançados tecnologicamente e que conseguem uma produtividade cada vez maior com menos recursos. É a busca da eficiência para conquistar a produtividade e competitividade.
Um dos problemas enfrentados nas plantadeiras é o desgaste abrasivo. Ele é ainda mais acentuado quando esses equipamentos necessitam trabalhar em solos que possuem uma quantidade elevada de sílica na sua composição. A sílica possui dureza elevada e acarreta em desgaste por abrasão elevado em peças como nas hastes de sulcadores.
O impacto do revestimento contra desgastes na colheita
As hastes de sulcadores de plantadeiras possuem grande importância na produção agrícola. São essas peças que abrem o solo para que a semente seja depositada. Se elas estiverem desgastadas, a semente pode ficar alojada em uma profundidade não adequada e o resultado do plantio fica prejudicado. O produto final vai ter qualidade e quantidade inferior na colheita. Além disso, o desgaste torna necessária a substituição das peças e o custo para o produtor aumenta.
O Administrador e responsável técnico da Fazenda Santa Ottila, de Rosário do Su – RS, Olivério Vasconcelos, fez o relato do seu equipamento. Nele, essas peças conseguiam plantar no máximo 150 hectares de terra sem a necessidade de trocar as peças.
A vida útil das hastes de sulcadores pôde ser aumentada em mais de 300% com a aplicação de revestimento de Carboneto de Tungstênio e passou para 500 hectares. O investimento foi o de uma peça e o resultado foi um aumento de vida útil de aproximadamente 300% e uma redução de custos de peças de reposição de 200%. Além disso foi reduzido a necessidade de 3 a 4.
Um detalhe, o revestimento pode até mesmo ser reaplicado sobre a mesma peça!
Baixe aqui a seguir o E-book – Revestimentos Contra Desgastes – Agricultura.