Resistência a corrosão de revestimentos de níquel e cobalto obtidos por processo de aspersão térmica HVOF em aço API 5CT P110 [artigo completo em inglês]

O aço API 5CT P110 é empregado na Indústria de óleo e gás devido às suas excelentes propriedades mecânicas. Entretanto, sua baixa resistência a corrosão exige o emprego de proteções.

Embora os revestimentos de base cobalto e níquel obtidos por HVOF tem sido amplamente estudados no que diz respeito a resistência a corrosão, eles normalmente são associados com outros elementos. Revestimentos de níquel puro e/ou cobalto puro obtidos por HVOF não tem sido estudados. Além disso, neste trabalho, a resistência a corrosão desses materiais sobre o aço API 5CT P110 foi estudado.

Os revestimentos foram caracterizados quanto a a sua Morfologia e Estrutura por Microscópio de Varredura, Análise Química por EDS, Difração de Raio X, Rugosidade, Micro Dureza e Vickers. A resistência a corrosão foi avaliada por Monitoramento OCP e Polirização Potencio dinâmica numa solução de 3,5% de cloreto de sódio.

Os resultados apresentaram que os dois revestimentos agiram como barreira e evitaram o contato entre o substrato do aço e o eletrólito devido ao seu baixo ponto de fusão dos metais empregados, o que resultou numa efetiva fusão das partículas. Além disso, o revestimentos de níquel promoveu uma resistência a corrosão superior a do cobalto.

Faça o download deste estudo técnico completo

Preencha as suas informações abaixo para ter acesso a este documento na íntegra:

Rijeza Metalurgia

Revestimentos contra desgastes

RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
São Leopoldo – RS

Desenvolvido por
SiriusPrime

Agradecemos pelo seu interesse!

Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

×

Olá!

Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

× Como podemos ajudá-lo?