Rotor de Exaustor

Rotores de exaustores sofrem desgaste por erosão devido às partículas sólidas do processo. Esses rotores são amplamente utilizados na indústria de mineração, fumageira, siderúrgicas, termelétrica,  cimenteiras entre outras.

O rotor de exaustor, no momento que começa sofrer com o desgaste por erosão, perde eficiência produtiva. O desgaste por erosão se torna então mais acentuado e passa a gerar outros problemas no rotor de exaustor, como, por exemplo, desbalanceamento, que consequentemente vai gerar ruido, danificar o rolamento e consequentemente vai culminar na necessidade de uma parada não programada de manutenção para resolver esse problema.

Duas ligas podem ser utilizadas como solução para esses problemas. A primeira delas é o carboneto de tungstênio. Essa liga é utilizada quando a peça opera em temperaturas de até 400ºC. Possui uma elevadíssima resistência a esse mecanismo de desgaste devido a sua dureza e densidade. Peças que operam em temperaturas superiores a essa sofrem também com a oxidação e nesse caso a melhor liga a ser utilizada é o Carboneto de Cromo. Ela possui excelente resistência à erosão em altas temperaturas. A sua matriz de níquel cromo permite que essa liga consiga manter as suas características quando submetida a temperaturas elevadas.

Em ambos os casos, o revestimento é aplicado através do processo de Aspersão Térmica, no qual a liga, em forma de pó, é projetada na chama em altíssima velocidade e impacta a superfície da peça.

O aumento de vida útil nessas peças, é, em média, de 400%. Esse resultado proporciona uma maior disponibilidade do rotor operando dentro das características originais de projeto e uma expressiva redução de custos de manutenção. Além disso, é importante levar em consideração todos os riscos de acidentes associados a uma substituição de peças como essa num processo industrial, especialmente quando se fala de rotor de exaustor de grande porte, além de, é claro, a estrutura necessária para esse trabalho.

Revestimentos aplicados

Confira os revestimentos aplicados nesta peça para solucionar os problemas de desgastes:

Carboneto de Tungstênio ou popularmente chamado de Carbeto de Tungstênio, ou ainda, Carbureto de Tungstênio

Carboneto de Tungstênio

Revestimento Metálico
Metalografia do Carboneto de Cromo

Carboneto de Cromo

Revestimento Metálico

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