Estas válvulas são amplamente utilizadas nos mais variados ramos da indústrias para o bloqueio de fluídos de todos os tipos, onde o revestimento em válvulas de esfera tem aumentado consideravelmente a durabilidade.
A indústria do petróleo e gás possui ambientes onde as peças devem ter muita resistência à abrasão. Existe também nesses ambientes a presença de gases como o CO2 e o H2S. Esses gases geram desgaste corrosivo na superfície dos obturadores das válvulas de esfera.
A Rijeza aplica liga de Carboneto de Tungstênio, Carboneto de Cromo, Inconel 625, Stellite 6, específicas para cada um dos ambientes. Além disso, consegue entregar os obturadores das válvulas retificados, com tolerância de forma de 0,015mm de esfericidade, para situações de vedação metal metal.
Na indústria de mineração as válvulas de esfera são aplicadas nos mais variados processos. Nesse caso, o maior tipo de desgaste encontrado é a abrasão. O desgaste por abrasão nessas peças é ocasionado pela existências de partículas sólidas existentes nos fluídos. O desgaste por corrosão também existe, porém em intensidade muito menor.
A liga mais apropriada para o revestimento em válvulas de esfera que trabalham nesses ambientes é o Carboneto de Tungstênio Cromo.