O Sulcador (Facão) ou haste sulcadora, como também é conhecido, é montado na plantadeira e semeadora com a função de abrir o solo para que a semente seja depositada. Alguns terrenos possuem grande quantidade de sílica na sua composição e esse material ocasiona desgaste por abrasão na superfície da haste de sulcador.
A deterioração dessa peça ocasiona perda de qualidade no plantio devido ao fato de que a semente deve estar em uma profundidade adequada para conseguir ter a condição ambiental própria para germinação. Além disso, o produtor vai necessitar realizar a substituição do componente justamente na janela de plantio, o que, além de gerar custos, pode ocasionar perda de produção.
Leia também: Como o desgaste de equipamentos de manejo do solo influenciam na produtividade da safra
A aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio na superfície da Haste de Sulcador aumenta a vida útil da peça em mais de 500%, proporcionando uma grande redução da necessidade de troca de equipamentos e melhoria na qualidade do plantio. O revestimento pode ser aplicado por processo de aspersão térmica, para hastes que trabalham em solos mais arenosos ou mesmo por PTA, quando o componente trabalha em solos que possuem uma grande quantidade de pedras.

