Case de Sucesso – Aumento de Vida Útil de Rotor de Bomba de Deslocamento positivo

A bomba de deslocamento positivo, ou popularmente conhecida como bomba helicoidal,  é um equipamento utilizados para bombeamento de fluídos viscosos, tais como, tintas, óleos, graxas, produtos químicos, concreto, lama, entre outros. Em muitos casos, esses fluídos possuem partículas sólidas na sua composição e elas são a causa do desgaste abrasivo encontrado nos rotores. Os rotores, em sua grande maioria, são revestidos com Cromo Duro.

O desgaste do rotor da bomba de deslocamento positivo faz com que ele perca a geometria e a consequência é a redução da eficiência da bomba. Prejuízos para as empresas:

•1 – Custos com troca de peças

•2 – Paradas de manutenção

•3 – Perda de produtividade

•4 – Redução da vida útil do estator

A aplicação de revestimento de Carboneto de Tungstênio é uma alternativa para o aumento da vida útil do rotor e para o melhor funcionamento da bomba de deslocamento positivo em situações de bombeamento de fluídos muito agressivos.

O revestimento aplicado possui uma camada de dureza superior a 1200 HV e possui elevadíssima resistência à corrosão.

A aplicação do revestimento é realizada com processo robotizado de projeção hipersônica de partículas

Alguns resultados obtidos

•Aumento da vida útil do rotor superior a 400%: O revestimento aplicado possui resistência ao desgaste por abrasão bastante superior ao método tradicionalmente utilizado para proteção superficial desse componente.

•Aumento da vida útil do estator: O estator tem sua durabilidade aumentada justamente por que o rotor trabalha por um período de tempo muito maior dentro das suas condições originais. O desgaste do rotor da bomba de deslocamento positivo acaba sendo uma das causas do desgaste do estador.

•Redução das paradas de manutenção e aumento da disponibilidade do equipamento para produção

•Redução significativa dos custos de reposição de peças: O rotor de uma bomba de deslocamento positivo tem alto valor agregado por exigir um processo complexo de fabricação. Além disso, conjunto rotor/estator é customizado ao fluido que está sendo transferido, à temperatura de trabalho, à vazão exigida e à pressão de trabalho.

Revestimentos relacionados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Carboneto de Tungstênio ou popularmente chamado de Carbeto de Tungstênio, ou ainda, Carbureto de Tungstênio

Carboneto de Tungstênio

Revestimento Metálico

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      Desgastes relacionados

      Confira os tipos de desgastes tratados neste artigo:

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