O combate ao desgaste de equipamentos é cada dia mais estratégico na gestão da manutenção da indústria de papel e celulose. Essa indústria não parou de crescer nem mesmo no período de crise e o processo de produção desse produto ocasiona desgastes por abrasão, erosão e corrosão em diversos componentes dos equipamentos.
O combate ao desgaste desses equipamentos pode gerar grandes benefícios. Dentre eles, podem-se destacar 3 como os principais:
1 – Melhoria do MTBF – escolhas assertivas podem melhorar o MTBF de componentes em mais de 1000%
2 – Melhoria da Confiabilidade: Soluções bem escolhidas podem manter os equipamentos trabalhando por muito mais tempo com um maior nível de confiança
3 – Redução de custos: Os cases de sucesso mostram que soluções contra destastes bem definidas podem reduzir o custo de componente por unidade produzida em mais de 50%.
>>Leia também: Indicador MTBF – 5 passos para melhorar seu desempenho
Revestimentos contra desgastes como o Carboneto de Tungstênio, por exemplo, podem aumentar o MTBF de componentes de bombas de polpa em mais de 600% e contribuir com o combate ao desgaste de equipamentos e componentes.
Pra ajudar a visualizar outras aplicações, nós preparamos a seguir um material sobre soluções contra desgastes de equipamentos na indústria de papel e celulose.