Turbinas hidrelétricas são equipamentos projetados para gerar energia elétrica a partir da força das águas dos rios. Os modelos de turbinas existentes são do tipo Kaplan, Francis, Pelton e Bulbo. Elas são tradicionalmente fabricadas em aço do carbono ou aço inox suscetíveis a desgaste por cavitação e erosão.
É constante, nas usinas hidrelétricas, a preocupação com o desgaste por cavitação e erosão gerados nessas peças. Esses problemas estão associados ao perfil hidráulico da turbina e à presença de partículas sólidas presentes na água.
1 – Perda de eficiência dos equipamentos;
2 – Paradas prolongadas de máquinas;
3 – Danos que podem se tornar irreversíveis e resultar na necessidade de substituição das peças, com elevadíssimos custos de manutenção para as empresa geradoras de energia.
Revestimentos contra desgastes, como o de Carboneto de Tungstênio Cromo, aplicados pelo processo de aspersão térmica, podem ser uma excelente alternativa para reduzir o desgaste de turbinas hidrelétricas por cavitação e erosão e aumentar significativamente a vida útil desses equipamentos. Esse material possui elevadíssima resistência ao desgaste erosivo devido a sua dureza de superior a 1200 HV.
Se você quiser testar na prática e sem custo como aumentar a vida útil de peças de hidrelétricas, confira a seguir o estudo de caso sobre o Desgaste por Cavitação e Erosão em Turbinas Hidrelétricas.