Ensaio de Dureza

Ensaio de dureza de superfícies metálicas

Você sabe o que é o ensaio de dureza e pra que ele serve? Você conhece a diferença entre os métodos utilizados para realizar essa avaliação?  O ensaio de dureza é um método utilizado para avaliação dessa propriedade mecânica (dureza) muito utilizada na especificação de materiais nas empresas de diversos segmentos da indústria.

Ele é utilizado principalmente para atender 3 objetivos:

1 – Ter um conhecimento aproximado da resistência mecânica de um determinado material;

2 – Inspecionar o resultado de um tratamento térmico;

3 – Avaliar a resistência ao desgaste por abrasão e desgaste por erosão dos  materiais.

O ensaio de dureza é considerado um ensaio não destrutivo. Ele deixa uma pequena marca na peça que não compromete o seu desempenho técnico e é um dos ensaios mecânicos mais populares nas indústrias.

Existem diversos meios de realizar o ensaio de dureza. Atualmente, o método mais utilizado é o por penetração, no qual uma carga é realizada por um determinado período de tempo sobre uma superfície através de um penetrador. A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.

Aqui na Rijeza, realizamos os seguintes ensaios de dureza:

1 – Dureza Vickers: Nesse método utiliza-se uma pirâmide de diamante cujo ângulo de diedro é de 136º. Ele é comprimido contra a superfície através de uma carga. Para avaliar a dureza, primeiro é calculada a área deixada impressa na superfície através da medição das suas diagonais. A medida Vickers é a razão entre a carga (kgf) pela área encontrada (mm²) na impressão. Esse ensaio requer uma certa habilidade do operador do equipamento para medição das diagonais da impressão deixada na superfície. Normalmente esse ensaio é utilizado para medição de dureza de revestimentos por permitir a utilização de cargas pequenas.

2 – Dureza Rockwell, este método de ensaio apresenta algumas vantagens em relação ensaio de dureza Brinell, pois permite avaliar a dureza de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros. É um dos métodos mais utilizados na indústria devido à sua simplicidade. É medida direto no equipamento, sem necessidade de interferência humana. O resultado da medição é a diferença entre profundidade de penetração resultado de uma pré carga, seguida de uma carga de maior intensidade. Normalmente utilizado para medição de dureza de tratamentos térmicos. Não recomendado para medição de dureza de revestimentos por que as cargas aplicadas podem perfurar a camada aplicada.

3 – Dureza Brinell, Nesse método, comprime-se lentamente uma esfera de aço temperado (ou de carboneto de tungstênio) sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga, durante certo tempo, produzindo uma calota esférica.

4 – DurezaKnoop, que é utilizado para a medição de dureza sobre áreas muito pequenas, micro-dureza, na qual um penetrador de diamante, com formato piramidal, é pressionado contra uma superfície devidamente polida.

Utilizamos essas medições para avaliar e comparar o resultado dos nossos revestimentos e/com outros tratamentos de superfícies, assim como para o desenvolvimento de novas ligas para aplicação em ambientes com a presença de diversos mecanismos de desgastes.

 

Leia também o Estudo Técnico: Mecanismos de Desgastes 

 

Realizar o ensaio de dureza dos revestimentos é uma das etapas do desenvolvimento dos materiais por que é uma das informações utilizadas no comparativo de resistência ao desgaste dos materiais. Mas cuidado, nem sempre a dureza é o que vai proporcionar o melhor desempenho dos materiais. O ambiente no qual ele está trabalhando também deve ser avaliado e nesse caso o conhecimento sobre tribologia passar ser de extrema importância. Mas isso é tema para outro post. Aqui na Rijeza, nós fornecemos o serviço de ensaio de dureza. Se você precisar de mais informações ou necessita de um orçamento pra realização dessa medição, entre em contato por telefone ou peço formulário abaixo e breve lhe retornaremos.

Compartilhe este conteúdo:

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?