O equipamento para homogeneizar leite nada mais é do que uma bomba de pistões. O objetivo do processo de homogeneização é melhorar a qualidade do produto para o cliente, com a redução da formação de nata, melhoria do sabor e do aspecto do produto.
O Pistão Homogeneizador de Leite sofre desgaste abrasivo devido ao movimento alternativo e a superfície ficar diretamente em contato com a vedação. A consequência do desgaste da peça é a redução da pressão no processo e a perda da qualidade do produto final. Além disso, acarreta em perdas de produção pois há a necessidade de parada para manutenção.
A Rijeza desenvolveu uma liga que tem apta para ser utilizada em equipamentos sanitários e com elevadíssima resistência ao desgaste por abrasão e corrosão. O resultado da aplicação dessa liga é um aumento de vida útil superior a 300% em relação a peças convencionais. Além disso, a peça revestida com esse material pode ser recuperada através da reaplicação da camada.
Os benefícios para a empresa que utiliza esse material nos pistões é a redução das paradas para manutenção, reduções de custos de manutenção e a manutenção da qualidade do produto final.
Confira logo a seguir o estudo de caso na íntegra.