Impacto Financeiro do Desgaste de Peças de Hidrelétricas

As hidrelétricas são obras complexas realizadas para gerar energia a partir do aproveitamento do potencial hidráulico existente em rios. A energia é gerada a partir da movimentação obtida pela água nas turbinas que podem ser do tipo Kaplan, Francis ou Pelton, dependendo da altura da queda.

Um dos grandes problemas enfrentados pelas Usinas Hidrelétricas é a perda de produção de energia e consequentemente redução no faturamento ocasionado pelo desgaste de peças. Essa perda pode ser pela redução da eficiência das turbinas ou pela parada da usina para troca de peças. Em ambas as situações, a causa raiz é o desgaste de peças. Os principais danos nas turbinas e peças de hidrelétricas em geral são gerados por desgastes por erosão (devido à partículas sólidas encontradas nas águas dos rios) e pela cavitação. Se considerarmos uma usina PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de 15MW, a perda diária de produção devido à parada pode chegar à aproximadamente R$ 40.000,00. Adiciona-se à esses custos a mobilização de equipes de manutenção, riscos, utilização de equipamentos e eventuais necessidades de reforma e/ou troca de peças.

A aplicação de revestimentos duros de Carboneto de Tungstênio tem sido um importante método para a extensão da vida útil das peças do rotor dessas usinas. Esse material possui dureza elevada, o que possibilita uma altíssima resistência ao desgaste erosivo, proporcionando proteção superficial da peça. As aplicações realizadas tem apresentado um aumento de vida útil em aproximadamente 300%. Esse incremento proporciona um significativo aumento da disponibilidade das usinas para produção, além de uma significativa redução dos custos de manutenção e reposição de peças.

Faça o Download do Estudo de Caso de Peças de Hidrelétricas e veja mais aplicações logo a seguir.

Estudo de caso

Peças de Turbinas de Hidrelétricas

Aplicações de revestimentos contra desgastes em Peças de Turbinas de Hidrelétricas.

Revestimentos relacionados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Carboneto de Tungstênio ou popularmente chamado de Carbeto de Tungstênio, ou ainda, Carbureto de Tungstênio

Carboneto de Tungstênio

Revestimento Metálico

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