Você sabe qual o melhor processo de aplicação do Inconel 625? Esse material é uma superliga de níquel que possui excelente propriedades de resistência à ambientes com temperaturas elevadas. Possui também elevada resistência à corrosão e oxidação. O revestimento de Inconel 625 também resiste a uma grande variedade de ambientes ácidos, se tornando uma excelente alternativa para revestimento de diversos tipos de peças da indústria petroquímica, siderúrgica, energia nuclear e mineração.
O revestimento de Inconel é tradicionalmente aplicado por processo de soldagem. Atualmente, a aplicação desse revestimento pelo processo de aspersão térmica vem ganhando força. Ele proporciona alguns ganhos que podem ser decisivos na competitividade das empresas. Aplicações típicas desse revestimento: Rotores de bombas, eixos, válvulas esfera, válvulas gaveta, entre outras.
Veja 3 grandes vantagens da aplicação do revestimento de inconel 625 pelo processo de aspersão térmica:
1 – Velocidade de aplicação: as camadas são muito mais homogêneas e finas. Enquanto no processo de soldagem as camadas são, em média, de 3 mm, no processo de aspersão térmica a espessura da camada é de 0,4 a 0,5mm. O volume de matéria prima necessária é muito menor, e o custo é bem inferior. O tempo necessário para revestir uma peça com essa liga, através do processo de aspersão térmica chega ser 10 vezes inferior ao processo de soldagem
3 – Capacidade técnica: O processo de aplicação do INCONEL 625 por aspersão térmica não agrega temperaturas elevadas na superfície, sem alterações estruturais. Além disso, o seu nível de resistência à corrosão é similar devido ao baixíssimo nível de porosidade do revestimento aspergido (< 1%).
Baixe a seguir o e-book Ligas Metálicas para revestimentos contra desgastes.