Plantio Direto – podemos ajudar

Plantio direto é um sistema de manejo do solo que substituiu métodos tradicionais de plantio. Nele, são eliminados os processos de preparo do solo s e a palha é deixada sobre a sua superfície antes e depois do plantio. Além do aumento de produtividade, esse método proporciona grandes vantagens, tais como:

1 – Aumento da concentração de material orgânico no solo

2 – Maior retenção de umidade no solo

3 – Menor número de operações com maquinário

4 – Controle da erosão

No plantio direto, a plantadeira rasga a palha que está sobre o solo e abre um sulco no mesmo com largura e profundidade adequadas para a germinação da semente. Nesse processo, o solo está compactado e as peças das plantadeiras sofrem severos desgastes por abrasão.

O desgaste por abrasão nas peças de plantadeiras tem forte impacto no resultado do plantio.

As peças, quando desgastadas, reduzem o tamanho do sulco e impactam no processo de germinação semente. Isso por que se a semente não estiver na profundidade correta ela não vai ter a quantidade de umidade suficiente para uma bom crescimento. Além disso, os agricultores precisam despender elevadas quantidades recursos financeiros para a substituição de peças. Em muitos casos, os fabricantes, e em alguns casos os agricultores, fabricam peças mais espessas para compensar o nível de desgaste. Essa alternativa também não é boa (talvez seja a pior delas) por que vai aumentar o esforço necessário para puxar o implemento, vai aumentar o desgaste das peças do trator e aumentar o consumo de combustíval. Além disso vai abrir um sulco muito maior do que o necessário.

Apesar de o plantio direto proporcionar resultados relevantes para o agronegócio brasileiro,  ainda é possível avançar. O desgaste de peças, além de gerar custos financeiros, pode reduzir o resultado do plantio para o agricultor devido a perda de tempo para manutenção durante a janela de plantio.

Já realizamos aplicações nos equipamentos de diversos profissionais do ramo agrícola. Nas plantadeiras, são 3 as peças que mais se desgastam:

 1 – Facão

2 – Sulcador

 3 – Raspador de disco

São elas que ficam em contato direto com o solo.

A aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio se mostrou a melhor alternativa para aumentar a durabilidade dessas peças. Esse material é muito denso e possui uma dureza superior a 1200 HV300, que garante uma elevadíssima resistência ao desgaste por abrasão.

Mas quais foram os resultados práticos:

 1 – Aumento de Durabilidade: A vida útil das peças depende da composição do solo que está sendo trabalhado. Quanto maior a concentração de sílica, menor a vida útil das peças. Em muitos casos, as peças possuem durabilidade de apenas algumas horas de operação. As peças revestidas, na pior situação, tiveram um aumento de vida útil de 300%¨. Em alguns casos esse resultado chegou a 700% em relação a peças originais.

2 – Custos financeiros. O aumento de durabilidade proporcionou uma redução de custos de 50% no que diz respeito à troca de peças para o agricultor

 3 – Produtividade: O aumento de durabilidade reduziu a necessidade de substituição de peças durante a janela de plantio em mais de 3 vezes. Esse aspecto representa um grande aumento da disponibilidade do equipamento para plantio. Pode evitar que o agricultor tenha que investir em outros equipamentos para conseguir realizar o plantio dentro da janela.

Quer saber mais sobre a aplicação de revestimentos contra desgastes em peças agrícolas? Baixe o E-book Revestimentos Contra Desgastes logo a seguir.

Compartilhe este conteúdo:

Revestimentos Contra Desgastes para a Indústria Agrícola

Esse e-book apresenta um Estudo de Caso de aplicação de revestimento contra desgaste em peça de implemento agrícola, assim com apresenta diversas aplicações para equipamentos de plantio e colheita.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?