Você conhece o desgaste denominado corrosão erosão? Praticamente todas as indústrias que visito possuem um problema relacionado a esse mecanismo de desgaste. Para corrigir este tipo de desgaste a solução não é a mesma para todos os casos. O nosso o primeiro passo para definir o melhor revestimento é explorar as formas de corrosão metálica existentes.
Neste artigo quero falar um pouco das variáveis que resultam na corrosão erosão. Esse mecanismo de desgaste é tipicamente encontrado em equipamentos de bombeamento, peças de turbinas, tubos de caldeiras, entre outros.
Essa forma de corrosão é encontrada em grande parte das indústrias e os profissionais têm inúmeras dificuldades para encontrar a melhor solução para evitá-la. Acabam gastando um enorme volume de recursos financeiros e em muitos casos com resultados pouco significativos. Em alguns casos aplicam materiais excelentes para a corrosão, mas descuidam da erosão – e vice-versa.
Veja também: “Tipos de corrosão: como evitá-las”.
Como diferenciar ou separar as variáveis da corrosão erosão?
Diferenças entre desgastes
O primeiro passo para prevenir é entender como esse fenômeno acontece. A corrosão erosão é associada ao escoamento de fluídos. Por ser uma ação combinada do desgaste por erosão e do desgaste por corrosão é fundamental entendermos como esses dois mecanismos ocorrem:
Desgaste por Erosão:
O desgaste por erosão é gerado pela remoção de material de uma superfície. Essa remoção é ocasionada por partículas sólidas que estão em suspensão em um fluído que está sendo transportado.
Desgaste por Corrosão:
Já a corrosão, como já vimos no artigo “Tipos de corrosão: como evitá-las”, é uma transformação da superfície, quando a peça interage química ou eletroquímicamente no meio em que está exposta. Esse processo gera produtos de corrosão.
Combinação Corrosão Erosão:
Podemos dizer que o fluído gera um processo de corrosão superficial que forma um filme na superfície (produto de corrosão). Este é rapidamente removido pela ação das partículas sólidas, gerando um processo de desgaste bastante acelerado.
Quer conhecer mais sobre os mecanismos de desgaste? Baixe nosso material em PDF logo a seguir.