Produtividade na indústria é um dos grandes desafios dos gestores para a manutenção e aumento da competividade em diversos setores da economia. Quem trabalha nesse meio conhece bem o cenário: paradas de equipamentos para troca de peças, compra de peças novas, gerenciamento de estoque de peças de reposição e desenvolvimento de fornecedores. Todas essas atividades nos tomam tempo. Nenhuma delas seria importante se os equipamentos não necessitassem de reposição de elementos de desgaste. Impossível? Eu vejo este como um cenário de grandes oportunidades.
Incrível como escutamos a palavra “produtividade”. É um tema amplamente debatido, afinal, aumentar a produtividade tem relação direta com redução de custos. A busca por produtividade na indústria se fortalece com o cenário de crise pois além de mais produtivos, precisamos nos tornar mais competitivos para enfrentar concorrências internacionais. E em um cenário de escassez, a otimização de equipamentos passa ser premissa prioritária.
Melhorar o desempenho de peças pode gerar um grande incremento na produtividade e na competitividade das empresas. E a seleção de bons materiais é fator chave de sucesso. Aqui começam as grandes oportunidades. Não quer dizer que o material mais caro é o que terá melhor desempenho, mas sim o mais nobre. E quando falo mais nobre, falo naquele que melhor se adapta ao ambiente de trabalho.
Leia também: Confiabilidade na Manutenção: É possível melhorar os resultados e ainda assim reduzir custos?
Quem trabalha nos setores agrícola, de hidro geração , de mineração ou siderurgia deve ter conhecimento de tribologia (o estudo da interação entre superfícies). Este é o ponto de partida para o sucesso da seleção de materiais. Se você trabalha na definição de especificações e não está qualificando esse conhecimento técnico, pode até ter bons resultados, mas é como “dar tiro no escuro”. Poderá até acertar o alvo da produtividade na indústria, mas meramente por uma questão de sorte.
Texto publicado originalmente no LinkedIn.
Quer conhecer sobre tribologia? Baixe a seguir o E-book: Tribologia – o estudo do atrito entre superfícies.