Assim como em todos os setores da indústria, as máquinas do setor de papel e celulose também sofrem muito com os mecanismos de desgastes. Identificá-los, evitá-los e corrigi-los com as melhores soluções contra desgastes é um dos grandes desafios dos engenheiros de manutenção desse segmento.
Os desgastes em peças de indústrias de papel e celulose podem causar grandes impactos negativos na produção, já que as paradas não programadas e as manutenções corretivas afetam a produtividade, diminuem a disponibilidade do equipamento, o que aumenta os custos de manutenção e reduz os lucros da indústria.
Leia também: Redução de Custos de Manutenção na Indústria de Papel e Celulose
Umas das formas mais eficazes de combater esses mecanismos de desgaste, é investir em revestimentos contra desgastes como os metálicos carboneto de tungstênio ou stellite 6. Com eles a durabilidade das peças tem um aumento muito significativo, podendo incrementar a vida útil de peças em mais de 500% tornando o processo fabril mais produtivo e trazendo mais rentabilidade.
Empresas do setor como Cenibra, Celulose Irani, CMPC, e Sudati (MDF), tem aplicado os nossos revestimentos contra desgaste através da tecnologia de Aspersão Térmica em rolos tracionadores, buchas de desgaste, chapas de desgaste, partes de válvulas e bombas. Estas soluções contra desgastes garantem características como estrutura lamelar, porosidade inferior a 1%, adesão superior a 70 MPa e altíssima resistência a desgastes abrasivos, corrosivos e erosivos. Permitindo os ganhos citados no paragrafo acima.
Para saber mais sobre esse assunto e identificar os principais mecanismos de desgaste na indústria do papel e da celulose e também conhecer as melhores soluções contra desgastes, basta fazer o download no nosso material em PDF logo abaixo.