Você conhece a principal alternativa ao cromo duro eletrodepositado? O cromo duro aplicado por banho eletrolítico é, há anos, amplamente utilizado na indústria para a proteção de peças contra desgastes por abrasão e corrosão. O avanço da tecnologia mostrou que esse processo gera impactos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Há alguns anos atrás, o governo americano, em parceria com o governo canadense e empresas privadas do setor aeroespacial criaram um grupo para encontrar alternativa ao cromo duro. Entre os principais motivos estavam os impactos ambientais e os riscos associados à saúde das pessoas que trabalhavam próximos aos tanques de cromagem.
A premissa principal para a alternativa ao cromo duro seriam as reduções desses impactos com tecnologias que tivesse desempenho técnico no mínimo igual ao da tecnologia tradicionalmente há décadas utilizada.
Os revestimentos aplicados por tecnologia de Aspersão Térmica foram elencados como foco desse desenvolvimento. Os resultados dos ensaios de laboratório e das aplicações práticas apresentam ganhos importantes para as empresa, tanto no que diz respeito à redução dos passivos ambientais e dos riscos à saúde dos trabalhadores, como em termos de produtividade e ganhos financeiros.
Nesse artigo, você vai encontrar os impactos gerados e as tecnologias que substituem a utilização desse material com capacidade técnica superior, baixa manutenção e redução de custos.