O desgaste erosivo, ou também conhecido como desgaste por erosão é um mecanismo de desgaste encontrado em peças de máquinas de processos de quase todos os ramos da indústria. É responsável por grandes prejuízos financeiros devido a necessidade de substituição de peças.
O desgaste erosivo é muitas vezes confundido com o desgaste por abrasão, mas os conceitos são bem diferentes, assim como as possibilidades de solução utilizadas para cada um deles. Esse conhecimento é importante para qualquer profissional que vai realizar uma especificação de material para melhorar o desempenho de peças. Uma falha no entendimento pode levar à soluções caras e pouco eficazes.
O mecanismo de desgaste erosivo é amplamente encontrado em diversos componentes de máquinas, tais como, válvulas, volutas, pás de ventiladores, exaustores, entre outros. Ele é inclusive encontrado com mais frequência que o desgaste por abrasão.
O impacto inicial do desgaste erosivo é a perda de eficiência de componentes. Em turbinas de hidrelétricas, por exemplo, ele ocasiona o desbalanceamento do rotor e pode se agravar ocasionando o desgaste por cavitação. A aceleração do desgaste vai, naturalmente, acarretar na necessidade de parada do equipamento para realização de manutenção corretiva ou na necessidade de substituição do componente.
Mas você sabe como ele ocorre? Esse material apresenta o conceito de desgaste por erosão e um exemplo da indústria pra você poder entender de forma clara como esse mecanismo de desgaste atua sobre a superfície de peças.
O entendimento claro de como esse mecanismo de desgaste age sobre a superfície dos equipamentos permite que os profissionais envolvidos na especificação de materiais sejam mais assertivos nas suas escolhas e tornem as suas soluções tecnicamente melhores e economicamente mais baratas. Além disso, gerar impactos importantes nos principais indicadores de produtividade industrial e nos indicadores de manutenção das empresas. Pra baixar o material em pdf basta acessar o link