Resistência à cavitação do revestimento de carbeto de tungstênio refundido via laser de CO2 aplicado em aço AISI 1020

É grande a preocupação com o desgaste por cavitação em equipamentos hidráulicos como bombas e turbinas. Esse mecanismo de desgaste gera sérios danos a esses equipamentos, resultando em custos elevados de manutenção e eventuais substituição de peçase a procura por revestimento com resistência á cavitação.

A solução desse problema está relacionado com a melhoria do projeto de perfil hidráulico, e com a utilização de revestimentos contra desgastes. Esse trabalho acadêmico apresenta os ganhos obtidos no desgaste de cavitação. Aplicando a técnica de refusão por laser de CO2 em revestimentos de carboneto de tungstênio aplicados pelo processo de aspersão térmica sobre substrato de aço SAE 1020. Foi observado que além de aumentar a resistência à cavitação a fusão melhorou outras características do revestimento como porosidade e a promoção de uma ligação metalúrgica com o substrato. Os dados obtidos do teste de cavitação comprovaram o aumento da resistência à erosão das amostras analisadas, mostrando-se superior a materiais comerciais.

Autor: Antonio Guilherme Ronzani – Dissertação – Universidade Federal do Pampa – RS.

Trabalho acadêmico

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Revestimentos aplicados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Carboneto de Tungstênio ou popularmente chamado de Carbeto de Tungstênio, ou ainda, Carbureto de Tungstênio

Carboneto de Tungstênio

Revestimento Metálico

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      Desgastes relacionados

      Confira os tipos de desgastes tratados neste estudo de caso:

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