Você conhece os ganhos de revestimentos aspergidos em componentes de máquinas industriais? O desgaste de peças é um problema crônico que degrada a produtividade, a qualidade e a rentabilidade de empresas dos mais variados ramos da indústria. O processo é iniciado com uma simples perda de eficiência, que se transforma em perda de qualidade do produto produzido e termina com a necessidade da parada dos equipamentos para substituição de peças. Essas paradas, em muitos casos não programadas, resultam em perdas de produção e prejuizos financeiros para as empresas.
O processo de deposição de revestimentos pelo processo de aspersão térmica, há anos, tem ganho espaço estratégico nos setores de manutenção de empresas siderurgicas, de papel e celulose, hidrelétricas, termelétricas entre outras. Com essa tecnologia, além de ser possível realizar uma recuperação dimensional de peças, é possível realizar a customização da superfície do componente ao meio no qual ele vai ser submetido. Essa característica dos revestimentos aspergidos permite que se consiga uma maior disponibilidade dos equipamentos, com grande confiabilidade na manutenção.
Este trabalho analisa a viabilidade técnica da aplicação de revestimentos aspergidos em componentes metálicos da indústria de refratários. O objetivo do estudo é aumentar a durabilidade dessas peças que sofrem com o desgaste abrasivo, minimizando diversos problemas enfrentados na linha de produção. Como a frequência de paradas para manutenção, diminuição na disponibilidade de equipamentos, que resultam no aumento de custo de produção na indústria de refratários.
(Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ASPERSÃO TÉRMICA APLICADA EM COMPONENTES METÁLICOS, de autoria do aluno Almir Elias Guerra. FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS)
Entenda sobre a Aspersão Térmica na Rijeza :
Aspersão Térmica é a tecnologia utilizada pela Rijeza para aplicação dos revestimentos contra desgaste. Este método garante porosidade inferior a 1%, adesão superior a 70 MPa e maior resistência a desgastes abrasivos, corrosivos e erosivos. A aplicação de revestimentos aspergidos pode incrementar a vida útil das peças em mais de 500%.