Um dos grandes desafios para os engenheiros de produtos e para os profissionais de manutenção é conseguir especificar materiais para componentes que trabalham em ambientes nos quais sofrem por corrosão e oxidação em altas temperaturas. Peças de equipamentos de energia termelétrica possuem vida útil bastante reduzidas devido aos processos de corrosão e oxidação.
Os mecanismos de desgaste de corrosão e oxidação em alta temperatura acarreta na degradação acelerada de componentes como tubos de caldeira, turbinas, termopares, defletores, entre outros e como consequência são necessárias realizações de paradas programadas para substituição das peças desgastadas, o que impacta diretamente no indicador de OEE e nos custos de manutenção.
A velocidade com que as peças se desgastam nesses ambientes está diretamente relacionado com o o material de fabricação do componente e ao ambiente no qual ele está operando.
Aumentar a vida útil das peças que sofrem com corrosão e oxidação em alta temperatura passa pelo conhecimento de como ocorrem esses mecanismos de desgaste. Você conhece as diferenças entre Corrosão e Oxidação?
Nós preparamos um material pra você conhecer essas diferenças e saber como aumentar vida útil de peças que trabalham nesses ambientes, confira logo abaixo.