O revestimento de níquel é material bastante versátil para superfícies que necessita ter sua durabilidade aumentada pois consegue suportar uma grande de meios com mecanismos de desgastes combinados. Ele pode ser aplicado por Aspersão Térmica Hiperônica (HVOF), Laser Cladding, PTA ou Arco Elétrico. A seleção do método de aplicação vai depender do objetivo da aplicação do revestimento aplicado.
Uma das principais vantagens do revestimento de níquel é sua excelente resistência ao desgaste por corrosão, especialmente em ambientes agressivos com ácidos. O níquel é conhecido por sua estabilidade química, o que o torna ideal para proteger superfícies que estão expostas a substâncias corrosivas, tais como ácidos, bases e cloretos. Além disso, o revestimento melhora a resistência ao desgaste por abrasão e pode também ser utilizado com o objetivo de recuperar o dimensional ou reparar peças desgastadas, proporcionando uma solução econômica e eficiente para a recuperação de componentes.
Outra vantagem significativa é a capacidade de aplicar revestimentos de níquel em áreas específicas de uma peça, permitindo a proteção de regiões especificas de uma peça que estão mais sujeitas ao desgaste por abrasão ou à corrosão. Isso é particularmente útil em componentes complexos, onde apenas certas áreas necessitam de proteção ou mesmo em peças de grande porte.
Aplicações do revestimento de níquel:
1 – Tubulações expostas a fluídos com ácido sulfúrico na indústria de mineração de ouro
2 – Carcaças de válvulas
3 – Tubulações de trocadores de calor
4 – Roscas transportadoras
Você pode baixar o boletim técnico dessa liga em pdf no menu à direita dessa página