O pistão homogeneizador de leite é utilizado no processamento para reduzir a formação de nata, melhorar o aspecto e o sabor do produto.
Essa peça trabalha em movimento alternativo e fica em contato direto com uma vedação de borracha. O pistão sofre desgaste por abrasão e o equipamento perde a capacidade de homogeneização do leite. Além desse problema, o desgaste do pistão homogeneizador de leite precisa ser substituído, o que vai gerar perdas de produção e o componente acaba sendo sucateado
Todo esse problema ocasionado pelo desgaste do componente vai ocasionar um aumento nos custos de manutenção da empresa, além de uma redução da disponibilidade do equipamento.
A Rijeza aplica uma liga apropriada para o ramo alimentício, com elevada dureza para aumentar a vida útil dessa peças. Além disso, a liga possui uma densidade muito alta, o que evita que um processo corrosivo ocasionado por processo de limpeza do equipamento chegue no substrato do pistão. O revestimento é aplicado por processo de Aspersão Térmica completamente robotizado. Além desse benefício, as peças usadas podem ser reutilizadas através da remoção e reaplicação da camada, o que está completamente alinhado com as questões de ESG.
Veja o estudo de caso da aplicação de revestimentos contra desgastes em pistões de homogeneizador de leite.