O Stellite é uma família de materiais a base de Cobalto com propriedades de resistência ao desgaste. Possuem excelente resistência em alta temperatura e alta resistência à corrosão e abrasão.
O material foi inventado por Elwood Haynes, no início dos anos 1900, para substituição de peças de cutelaria que facilmente oxidavam. O nome é uma marca registrada do grupo Kennametal Stellite.
Haynes nomeou as ligas de Stellite, do latim stella (estrela), devido ao seu brilho parecer com o de uma estrela. Tendo descoberto sua alta resistência a temperaturas elevadas, Haynes também promoveu o uso de ligas de Stellite como materiais para ferramentas de corte.
Historicamente, muitos das ligas comerciais a base de cobalto são derivadas das ligas ternárias cobalto-cromo-tungstênio e cobalto-cromo-molibdênio. Primeiramente estudadas por Elwood Haynes no começo do século vinte. Ele descobriu a alta resistência e inoxidabilidade natural das ligas binária cobalto-cromo, e desvendou, mais tarde, que o tungstênio e molibdênio eram agentes no reforço interno dos sistemas cobalto-cromo.
Fontes: stellite.com, Infosolda.com.br e kennametal.com