Inovação como ferramenta para reduzir custos de produção e aumentar a produtividade

Muitas pessoas com as quais converso entendem que a inovação está bastante voltada para a criação de produtos novos. Outras dizem que não conseguem ser inovadoras porque não são criativas. E também há casos de profissionais que conseguem resultados incríveis com processo de inovação dentro de suas empresas. Mas afinal, onde reside o problema?

É justamente nele…no problema. A inovação não está estritamente relacionada à criatividade, mas à resolução de problemas. E quando vejo profissionais dizerem que não conseguem inovar porque não são criativos, me parece, claramente, que a causa está no fato de não conseguirem definir o problema a ser solucionado.

Li no livro do Vicente Falconi (O Verdadeiro Poder) a melhor definição de problema: “Problema, é a diferença entre o estado atual e a situação desejada”. Logo, qualquer coisa pode se tornar um problema a ser resolvido.Por exemplo, se uma empresa quer melhorar a sua produtividade, o seu problema deve ser declarado como a baixa produtividade. (mesmo que o desempenho atual seja considerado ótimo.

Inovação na Rijeza: entenda como fazemos

E como podemos ver a inovação do ponto de vista da redução dos custos indiretos de fabricação (custos de manutenção, por exemplo) e melhoria da produtividade?

Se você, assim como nós, faz parte da indústria brasileira, não há saída: temos que enxugar nossas estruturas e melhorar nossa competitividade. E é para a indústria que inovamos constantemente na pesquisa sobre revestimentos contra desgastes.

Aumentar a vida útil de peças resulta na redução de paradas para troca, redução de estoques de reposição, redução de fabricação de produtos defeituosos, redução da realização de atividades desnecessárias, etc… Repare que a redução dos desgastes a partir da aplicação de revestimentos contra desgastes para aumentar a vida útil de peças está diretamente relacionado com as perdas nos processos produtivos classificados pelos sistemas de produção Lean.

1 – Centro de Pesquisa e Tecnologia interno: Utilizamos diversos equipamentos com um propósito, melhorar a eficiência dos nossos processos internos. Quanto maior a eficiência, menor os custos de fabricação e mais rápido entregamos o serviço para nossos clientes.

2 – Centro de Pesquisa e Tecnologia voltado para o mercado: Nesse caso, identificamos a situação problema do cliente, definimos uma especificação. Verificamos as especificações na bancada de teste. Esse material só vai para validação no uso quando os resultados encontrados no nosso centro de pesquisa já forem muito promissores. Por último, a validação no cliente.

Identificação dos mecanismos de desgastes no local de uso da peça

3 – Centro de Pesquisa Rijeza em trabalho colaborativo com o cliente; Identificamos o problema com o cliente e criamos uma solução em conjunto para conseguir atingir um resultado. Como exemplo, um método criado para aplicação de revestimentos contra desgastes, dentro de uma turbina, sem a necessidade de desinstalar o equipamento (Veja o vídeo do projeto EMMA)

Veja a seguir como podemos ajudar você a reduzir os custos de manutenção e melhorar a produtividade de seus equipamentos.

Compartilhe este conteúdo:

Centro de Pesquisa e Tecnologia Rijeza

Nosso CENTRO DE PESQUISA E TECNOLOGIA é formado por equipamentos de ponta e pessoas qualificadas para oferecer as melhores soluções para resolver os seus problemas de desgaste.

ico-landing-page

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?