Prevenindo o Desgaste por Corrosão Erosão

Texto adaptado do LinkedIn.

Praticamente todas as indústrias que visito possuem um problema relacionado ao desgaste por corrosão. Para corrigir este tipo de desgaste a solução não é a mesma para todos os casos. O nosso  o primeiro passo para definir o melhor revestimento é explorar as formas de corrosão metálica existentes.

Neste artigo quero falar um pouco da corrosão erosão. Esse mecanismo de desgaste é tipicamente encontrado em equipamentos de bombeamento, peças de turbinas, tubos de caldeiras, entre outros.

Essa forma de corrosão é encontrada em grande parte das indústrias e os profissionais têm inúmeras dificuldades para encontrar a melhor solução para evitá-la. Acabam gastando um enorme volume de recursos financeiros e em muitos casos com resultados pouco significativos. Em alguns casos aplicam materiais excelentes para a corrosão, mas descuidam da erosão – e vice-versa.

Veja também:Corrosão metálica: conheça as formas existentes para descobrir como evitá-las”.

Diferenças entre desgastes

O primeiro passo para prevenir é entender como esse fenômeno acontece. A corrosão erosão é associada ao escoamento de fluídos. Por ser uma ação combinada do desgaste por erosão e do desgaste por corrosão é fundamental entendermos como esses dois mecanismos ocorrem:

Desgaste por Erosão:

O desgaste por erosão é gerado pela remoção de material de uma superfície. Essa remoção é ocasionada por partículas sólidas que estão em suspensão em um fluído que está sendo transportado.

Desgaste por Corrosão:

Já a corrosão, como já vimos no artigo “Corrosão metálica: conheça as formas existentes para descobrir como evitá-las”, é uma transformação da superfície, quando a peça interage química ou eletroquímicamente no meio em que está exposta. Esse processo gera produtos de corrosão.

Combinação Corrosão Erosão:

Podemos dizer que o fluído gera um processo de corrosão superficial que forma um filme na superfície (produto de corrosão). Este é rapidamente removido pela ação das partículas sólidas, gerando um processo de desgaste bastante acelerado.

Quer conhecer mais sobre os mecanismos de desgaste? Baixe nosso material em PDF logo a seguir.

Compartilhe este conteúdo:

Mecanismos de Desgastes

Os mecanismos de desgastes são as formas com as peças se desgastam nos meios onde elas estão trabalhando. O conhecimento dessas formas é um dos principais fatores para um profissional de engenharia de produto e engenharia de manutenção poder selecionar os materiais mais adequados e com melhor relação custo benefício.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?