Você conhece os principais mecanismos de desgaste? São os principais causadores de problemas na produção industrial. Eles impactam a produção e a manutenção das empresas de diversas maneiras, como podemos ver abaixo:
1 – Redução do desempenho dos equipamentos: os equipamentos, quando em uso, estão sujeitos a degradação dos seus componentes. Esse desgaste vai ocasionar um aumento das folgas entre as peças e, em muitos casos, para não suspender completamente o processo produtivo, os gestores decidem manter o equipamento em produção, mesmo que em uma velocidade inferior ao especificado.
2 – Produção defeituosa: em muitos casos, uma peça que está trabalhando com um desgaste maior do que o admissível, pode ocasionar a produção de itens com defeito. Se não identificado a tempo, esses itens podem até chegar no cliente, gerar problemas de insatisfação e custos com fornecimento de itens em garantia.
3 – Aumento do custo de produção: uma peça desgastada pode fazer a empresa gastar um maior volume de matéria prima para produzir a mesma quantidade de produtos/serviços. Já pensou num processo de pintura? A empresa pode gastar um volume maior de tinta para pintar uma mesma área.
4 – Perda de faturamento: o desgaste de peças ocasionado pelos principais mecanismos de desgaste vão, necessariamente, ocasionar a parada para sua substituição. Esse evento pode ser preventivo ou corretivo. Em ambos os casos, o processo vai estar indisponível para produção.
Entre os principais mecanismos de desgaste estão o desgaste por erosão, o desgaste por abrasão e o desgaste por corrosão. O desgaste por erosão é caracterizado pela remoção de material pelo impacto na superfície de partículas sólidas presentes em um determinado fluído. Esse tipo de desgaste é encontrado em peças de máquinas tais como pás de ventiladores e exaustores industriais, pás de turbinas de hidrelétricas, distribuidores de adubos, tubulações, entre outros.
O desgaste por abrasão é amplamente encontrado na indústria que conta com equipamentos munidos com peças que realizam movimentos rotativos. Esse tipo de desgaste acontece quando há uma remoção de material da superfície devido à partículas duras que estão entre as superfícies em movimentos relativo. É muito encontrado em mancais de deslizamento, por exemplo.
Já o desgaste por corrosão acontece através da transformação pela interação química ou eletroquímica de uma superfície em determinados ambientes. Essa transformação acarreta na degradação do material. O desgaste por corrosão ocorre em todo tipo de indústria e é responsável por grande parte dos custos de manutenção das empresas. Existem diversas maneiras de evitar esse mecanismo de desgaste, como a aplicação de revestimentos aspergidos de zinco, alumínio, inconel 625 e carboneto de cromo, sendo que cada um deles aguenta a um meio corrosivo.
Quer entender melhor como acontece cada tipo de desgaste? Faça o download do nosso infográfico: Identificando os principais mecanismos de desgaste, logo abaixo.