O revestimento de alumínio oferece excelente proteção à corrosão atmosférica, química e em altas temperaturas. Esse revestimento é amplamente especificado para proteger estruturas metálicas do desgaste por corrosão úmida. É também muito utilizado em superfícies que ficam imersas na água do mar (essa resistência é medida pelo ensaio de corrosão por névoa salina), como, por exemplos, em tubos risers, estruturas offshore e estruturas de navio. A formação de uma fina camada de óxido superficial amplia a gama de meios inertes à esse revestimento. Ele também tem algumas aplicações mais próximos do nosso cotidiano e pode ser utilizado como revestimento estético para coletores de motor de carros antigos.
Um revestimento de alumínio provê à superfície uma proteção catódica, agindo como metal de sacrifício. Quando o revestimento é aplicado em uma estrutura de aço e essa é exposta à agua do mar, esses dois metais formam um par galvânico, no qual os elétrons fluem do revestimento (ânodo) para o substrato (cátodo), que é acompanhado pela dissolução do revestimento. No entanto, para proteger superfícies da corrosão marinha, a espessura do revestimento não pode ser muito fina. Estudos mostram que a dissolução desse revestimento quando exposto a esse ambiente é de 20 microns por ano. Um revestimento de alumínio com espessura de 0.2 mm pode então resistir a um período de 10 anos. No caso desse revestimento específico, ele tem uma pureza superior a 99% e ao invés de gerar par galvânico, ele forma uma camada de óxido na superfície que atua como barreira para proteção contra corrosão. Após aplicado, ele pode também receber uma camada selante e aumentar ainda mais a sua resistência ao desgaste por corrosão.
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O revestimento de alumínio tem uma estrutura lamelar, típica de revestimentos aplicados por aspersão térmica. Tem porosidade baixa e consegue ter uma ótima aderência ao substrato. Esse revestimento tem também uma boa usinabilidade e, se retificado, consegue atingir uma rugosidade bastante baixa.
Esse revestimento não é aplicável para peças que sofrem desgaste por abrasão, erosão ou trabalhem em equipamentos que sofrem qualquer tipo de impacto. Situações de impacto podem gerar o desplacamento do revestimento da superfície. Ele também não é apropriado para aplicação em ambientes com temperaturas superiores a 400ºC.