Alumínio

O revestimento de alumínio oferece excelente proteção à corrosão atmosférica, química e em altas temperaturas. Esse revestimento é também amplamente especificado para proteger estruturas metálicas do desgaste por corrosão úmida. É também muito utilizado em superfícies que ficam imersas na água do mar, como, por exemplos, em tubos risers, estruturas offshore e estruturas de navio. A formação de uma fina camada de óxido superficial amplia a gama de meios inertes à esse revestimento.

Um  revestimento de alumínio provê à superfície uma proteção catódica, agindo como metal de sacrifício. Quando o revestimento é aplicado em uma estrutura de aço e essa é exposta à agua do mar, esses dois metais formam um par galvânico, no qual os elétrons fluem do revestimento (ânodo) para o substrato (cátodo), que é acompanhado pela dissolução do revestimento. No entanto, para proteger superfícies da corrosão marinha, a espessura do revestimento não pode ser muito fina. Estudos mostram que a dissolução desse revestimento quando exposto a esse ambiente é de 20 microns por ano. Um revestimento de alumínio com espessura de 0.2 mm pode então resistir a um período de 10 anos. No caso desse revestimento específico, ele tem uma pureza superior a 99% e ao invés de gerar par galvânico, ele forma uma camada de óxido na superfície que atua como barreira para proteção contra corrosão. Após aplicado, ele pode também receber uma camada selante e aumentar ainda mais a sua resistência ao desgaste por corrosão.

Leia também: Desgaste por corrosão: Saiba o que é e como prevenir

O revestimento de alumínio tem uma estrutura lamelar, típica de revestimentos aplicados por aspersão térmica. Tem porosidade baixa e consegue ter uma ótima aderência ao substrato. Esse revestimento tem também uma boa usinabilidade e, se retificado, consegue atingir uma rugosidade bastante baixa.

Esse revestimento não é aplicável para peças que sofrem desgaste por abrasão, erosão ou trabalhem em equipamentos que sofrem qualquer tipo de impacto. Situações de impacto podem gerar o desplacamento do revestimento da superfície. Ele também não é apropriado para aplicação em ambientes com temperaturas superiores a 400ºC.

Características

  • Micro Dureza: 120 HB
  • Porosidade: < 5%
  • Temperatura máxima de trabalho: 540°C
  • Resistência ao Salt Spray: > 1000 horas
  • Adesão: < 4300 Psi
  • Camada máxima: 3 mm

Perguntas frequentes

Confira quais são as questões mais frequentes relacionadas a este tipo de revestimento:

Em aplicações que exigem resistência ao desgaste por abrasão ou erosão e em situações que geram impacto sobre o revestimento.
Em tubos risers e estruturas de navio e offshore.
É resistente a corrosão atmosférica, química e em ambientes com temperatura elevada. Logo, é muito utilizado em ambientes úmidos ou marítimos.
A temperatura máxima de trabalho desse revestimento é 540 °C.

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?