Você conhece o ensaio de dureza Vickers? O ensaio de medição de dureza Vickers é uma técnica amplamente utilizada na engenharia para determinar a dureza dos materiais, ou seja, sua resistência à deformação permanente. Este método é particularmente valorizado por sua versatilidade e precisão. A escala de dureza vickers é aplicável a uma ampla gama de materiais, desde os mais macios até os mais duros. Nesse texto, queremos explorar os principais pontos sobre o processo de medição de dureza Vickers, focando em seu valor para engenheiros de produto e de manutenção. Se você está precisando desse ensaio e gostaria de solicitar um orçamento, é só entrar em contato conosco.
Leia também: Resistência à abrasão de superfícies
Como funciona esse ensaio de dureza?
O ensaio de dureza Vickers foi desenvolvido em 1925 por Smith e Sandland. Este ensaio de dureza não resolve todos os problemas de avaliação e materiais, mas quando aliado aos outros métodos torna-se uma ferramenta importante para atender as necessidades da indústria. A dureza Vickers se baseia na resistência que o material oferece à penetração de uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo entre faces de 136º, submetida a determinada carga. O valor de dureza Vickers (HV) é o quociente da carga aplicada pela área de impressão deixada no corpo ensaiado.
O equipamento de medição da dureza Vickers não fornece o valor da área de impressão da pirâmide, mas permite obter as medidas diagonais formadas pelos vértices opostos à base da pirâmide, em um microscópio acoplado. Nesse métodos as cargas podem ser de qualquer valor, pois a impressão é proporcional à carga, para o mesmo material. Assim, o valor da dureza é sempre o mesmo, independente da carga.
Para manter a padronização, as cargas recomendadas são de 1, 2, 3, 4, 5, 10, 20, 30, 40, 60, 80, 100, 120 kgf. Para cargas muito altas (acima de 120 kgf), em vez do penetrador de pirâmide de diamante é recomendável o uso de esferas de aço temperado de 1 ou 2 mm de diâmetro na mesma máquina. Neste caso, o ensaio feito na máquina Vickers será o ensaio de dureza Brinell.
Em superfícies tratadas (carbonetação, têmpera) ou para determinar a dureza de microconstituintes individuais de uma microestrutura, utiliza-se o ensaio de microdureza Vickers, que envolve o mesmo processo, porém com cargas menores de 10gf.
Quais as vantagens da escala de dureza Vickers?
O ensaio de fornece uma escala contínua de dureza. Ao contrário de outros métodos, como Brinell ou Rockwell, a dureza Vickers não é limitada a uma série de escalas fixas. Isso permite uma medição mais precisa e uma comparação direta entre materiais diferentes.
As impressões são tão pequenas que na maioria dos casos não inutilizam as peças, nem mesmo as acabadas. É muito preciso para realizar medições de camadas de tratamentos térmicos e revestimentos como cromo duro e revestimentos aplicados por Aspersão Térmica.
O penetrador de diamante é praticamente indeformável;
Uma das maiores vantagens do teste de dureza Vickers é sua aplicabilidade a quase todos os materiais, independentemente da dureza. Isso é particularmente útil para engenheiros de produto que trabalham com uma ampla gama de materiais.
Conheça também o ensaio de dureza Rockwell
Estar atento à dureza de um material é importante para que se tenha o conhecimento da conformidade da estrutura do material . Além dsso uma, a dureza pode estar associada a uma maior vida útil das peças de equipamentos, o que reduz paradas, aumenta indicadores e, como consequência, reduz custos de manutenção e aumenta a disponibilidade do equipamento. Mas atenção, essa não é a única variável a ser avaliada. Informações sobre o o ambiente (pressão, temperatura, ph, rotação, entre outros) também devem ser levadas em consideração para uma tomada de decisão eficaz (Conheça o conceito de tribologia). Mesmo assim, nós resolvemos ajudar você na seleção de materiais e preparamos uma tabela que relaciona a dureza dos materiais em diversas escalas com a sua resistência ao desgaste por abrasão. Pra baixar o material é só acessar o link abaixo.