O Revestimento Níquel Cromo possui uma estrutura bastante densa que permite um excelente grau de acabamento. Possui excelente resistência ao desgaste por abrasão, erosão e corrosão em temperaturas elevadas. Devido a essas características pode ser utilizado inclusive na proteção de ferramentas de fabricação de garrafas de vidro. É bastante utilizado para recuperação dimensional de peças, componentes de siderurgia e indústria de petróleo e gás, como válvulas, rotores de bombas e ferramentas de forjaria.
O revestimento de níquel cromo pode ser caldeado após ter sido aplicado na superfície da peça. O caldeamento nada mais é do que um processo utilizado para fundir o revestimento e, nesse caso, ele passa a ter união metalúrgica com o substrato e acaba ganhando algumas características bastante interessantes. O revestimento de níquel cromo fundido agrega a característica de resistência ao impacto, o que permite que esse material seja utilizado em superfícies de martelos de moinhos, por exemplo.
As características acima são obtidas quando esse revestimento é aplicado por processo de aspersão térmica. O revestimento de níquel cromo também pode ser aplicado por processo de Laser Cladding e PTA. No laser cladding, é possível realizar a aplicação em superfícies de peças de pouca massa e que precisam que o revestimento tenha espessura fina e união metalúrgica ao substrato. Quando ele é aplicado por PTA, o revestimento de níquel cromo também fica com união metalúrgica ao substrato. Porém nessa caso é possível fazer aplicações com espessuras que podem chegar a 5 ou 6 mm.