O revestimento de Carboneto de Tungstênio Cromo possui matriz com Cobalto e Cromo de densidade muito elevada e que serve de ligante para os carbetos de Tungstênio, material de elevada dureza. Ele é aplicado por processo de aspersão térmica hipersônica (HVOF).
No ensaio de corrosão por salt spray, apresenta elevadíssima resistência, muito superior ao tradicional revestimento de cromo duro, por exemplo. Essa característica permite que esse revestimento seja utilizado como substituto dessa tecnologia de banho eletrolítico, com excelentes ganhos técnicos e econômicos.
O revestimento de Carboneto de Tungstênio Cromo é uma liga muito versátil que alia alta resistência à abrasão, erosão e corrosão em baixa temperatura, além de prevenir o desgaste por deslizamento. Esse material é amplamente utilizado em peças da indústria de petróleo e gás e hidrogeração, tais como elementos de válvulas de esfera, válvulas gaveta e pás de turbinas dos tipos Kaplan, Pelton e Francis. É muito utilizado também para aplicação em luvas de desgaste de bombas centrífugas.
Na indústria de exploração de petróleo ele é amplamente utilizado para proteger a superfície de obturadores e sedes de válvulas gaveta
No ensaio utilizado para avaliar a resistência à abrasão de superfícies, apresenta o melhor desempenho a esse mecanismo de desgaste quando a temperatura de trabalho do ambiente é inferior à 450 ºC.
Apesar dessas excelentes características, não recomendamos que esse material seja aplicado em superfícies que sofram impactos, como, por exemplo, em peças de componentes de máquinas de britadores. Ele não possui união metalúrgica com o substrato e, nesses casos, vai desplacar da superfície com pouco tempo de operação.
Não é recomendado também para aplicações em ambientes com PH muito ácido. Nesses casos, os carbonetos de tungstênio que possuem matriz de níquel podem apresentar um desempenho superior. Se o caso for somente resistência à corrosão, o revestimento de Inconel 625 também pode ser uma excelente alternativa e pode ser aplicado pelo mesmo processo ou ainda por Laser Cladding, que permite o aporte de espessura de camada superior a 1 mm com bastante facilidade.