Os eixos de bomba são componentes utilizados nesses equipamentos para realizar a transferência de energia do motor para o rotor fazendo a transferência do fluído. Durante a operação, ele está constantemente sujeito à degradações geradas pelas variáveis do processo. Os eixos de bomba sofrem deterioração por abrasão na região de vedação de retentores, o’rings ou gaxetas e em muitos casos estão sujeitos ao desgaste por corrosão devido à composição do fluído que está sendo bombeado.
O desgaste desse componente acarreta em diversos problemas para os processos produtivos das empresas dos mais variados ramos da indústria, tais como:
1 – Redução do rendimento do equipamento;
2 – Vazamentos;
3 – Necessidade de parada do processo para substituição do componente.
Além desses problemas relatados acima, o desgaste dos eixos de bomba vão impactar diretamente nos principais indicadores de manutenção e nos custos de produção e, como consequência, reduzindo a competitividade geral da organização.
Leia também: Custo de Produção e competitividade industrial.
Como aumentar a durabilidade dos eixos de bomba?
Os tratamentos de superfície hoje são grandes aliados dos profissionais das engenharias de produto e de manutenção por aumentar a durabilidade desses componentes com garantia de confiabilidade. Os revestimentos aplicados por aspersão térmica, por exemplo, podem garantir excelente resistência à corrosão de diversos meios, associado com elevada proteção ao desgaste por abrasão.
Eixos de bomba revestidos com carboneto de tungstênio com cromo podem incrementar a durabilidade desses componentes em mais de 1000% quando comparado com os eixos tradicionais. Esse material tem uma resistência à abrasão impressionante, além de uma ótima prevenção à corrosão proporcionado pelo cromo presente na liga.
Os fabricantes de bomba conseguem melhorar o desempenho do seu produto, com confiabilidade e os profissionais de manutenção que são usuários desse tipo de equipamento, conseguem manter o processo em operação por um período muito maior, com garantia de manutenção dos parâmetros operacionais.