Como aumentar a competitividade no desenvolvimento de produtos

O desenvolvimento de produtos vem se tornando um dos processos-chave para a competividade na manufatura. Movimentos como:

  • aumento da concorrência;
  • rápidas mudanças tecnológicas ;
  • maior exigência por parte dos consumidores.

Tais necessidades demandam do Engenheiro de Produto agilidade e qualidade em seus projetos, o que depende diretamente da eficiência e eficácia em atender às necessidades dos clientes.

O desenvolvimento de produto, como um todo, possui um elevado grau de incerteza no início do processo, diminuindo com o tempo. As decisões entre alternativas no início do ciclo de desenvolvimento são responsáveis por 85% do custo do produto final. O custo de modificação aumenta ao longo do ciclo de desenvolvimento, pois a cada mudança, um número maior de decisões já tomadas pode ser invalidado.

Planejamento de um componente mecânico

Um dos principais fatores a ser considerado durante um planejamento de um componente mecânico é o desgaste presente no processo em que este irá atuar. Para tanto, se faz necessário também introduzir o estudo tribológico ao projeto, assegurando a vida útil do componente e garantindo o seu desempenho em serviço.

Sempre que duas superfícies se movimentarem, uma em relação à outra, ocorrerá o desgaste, sendo que este pode ser definido como prejuízo mecânico a uma ou as duas superfícies, geralmente envolvendo perda progressiva de material.

Desgaste, como um fator no desempenho de um sistema de engenharia, é frequentemente negligenciado no projeto. Este leva, em muitos casos, a

  • prejuízos financeiros
  • substituições prematuras de componentes
  • queda de produtividade.

Portanto, o desgaste deve ser sempre considerado nos primeiros estágios de projeto. Em muitas situações é difícil identificar qual tipo de desgaste o componente estará submetido e, além disso, na maioria delas, não há apenas um mecanismo de desgaste atuante. A caracterização do ambiente em que a peça estará em serviço também é de suma importância.

A partir da identificação do mecanismo de desgaste, do ambiente ao qual o componente mecânico estará exposto e do conhecimento das soluções contra desgaste a especificação do melhor revestimento se torna mais fácil, como consequência o aumento da qualidade e desempenho do componente também.

Leia mais: Como especificar revestimentos contra desgaste

Compartilhe este conteúdo:

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?