A corrosão marinha é uma degradação de materiais metálicos devido a reações de processos eletroquímicos ocasionados quando essas superfícies são submetidas a ambientes com um elevado nível de sais. Esse mecanismo de desgaste é um dos mais agressivos meios corrosivos conhecidos. A sua intensidade está relacionada a fatores químicos, mecânicos e biológicos. A intensidade desse tipo de corrosão pode ser tão grande que ela pode, localmente, atingir uma profundidade de 10 mm.Ela pode se apresentar de diversas formas, como, por exemplo, corrosão por pites, corrosão galvânica, A alta concentração de sal em grande parte dos ambientes marinhos, combinado com um elevado nível de condutividade elétrica, torna os objetos marinhos um importante meio condutivo para que a corrosão ocorra na superfície de metais.
É de conhecimento que peças feitas de aço carbono sofrem Desgaste por Corrosão Marinha quando expostas a ambientes próximos ao mar. Inúmeras maneiras são utilizadas para amenizar o problema, mas poucas soluções são verdadeiramente eficientes. Quando o processo de corrosão é iniciado, é importante que ações sejam realizadas rapidamente. Do contrário, a peça pode até mesmo ser perdida.
Mas você conhece os meios de prevenir a Corrosão marinha?
Os revestimentos aplicados pelo processo de aspersão térmica são uma excelente alternativa para combater a corrosão marinha. Aplicar uma camada de revestimento de zinco ou revestimento de alumínio na superfície gera uma proteção galvânica e por barreira, Nesses casos a vida útil da peça pode ser aumentada em muitas vezes. As superfícies revestidas com qualquer um desses materiais também pode ser selada com um revestimento polimérico. Esses selantes fecham qualquer poro existente na camada depositada e potencializa o resultado de proteção contra esse tipo de corrosão.
Algumas aplicações dos revestimentos de zinco e alumínio:
- Estruturas metálicas de prédios
- Postes elétricos expostos a maresia
- Caixas de painéis elétricos
- Estruturas de Geradores Eólicos
- Estruturas de pontes
- Carcaças de equipamentos expostos a ambientes marinhos, tais como, vávulas, bombas, tubulações, entre outros
Nós preparamos um material sobre um desses tipos de corrosão pra lhe ajudar. Acesse abaixo o pdf dele e faça o download