Você sabe o que é e como fazer a prevenção da corrosão uniforme? Ela é uma das formas de corrosão mais comuns encontradas no nosso dia a dia. Atualmente, existem diversos meios de evitar ou reduzir a incidência desse mecanismo de desgaste, porém, ainda causa grande prejuízo devido à falta de ações preventivas realizadas nos locais onde ela ocorre.
Como ocorre a corrosão uniforme?
O termo corrosão uniforme é dado justamente por que ela ocorre de maneira igual em toda a superfície metálica que está exposta ao meio corrosivo. Acontece devido à micro pilhas de ações localizadas e gera uma perda de material homogênea em toda a superfície. De certa forma, esse tipo de corrosão também pode ser considerado uma corrosão eletroquímica.
Na indústria, esse tipo de corrosão pode ser encontrada em estruturas e tubulações, entre outros. Em muitos casos, é monitorada de forma permanente por sistemas de medição. Os aços e ferros fundidos, quando expostos à ambientes úmidos também sofrem com a corrosão atmosférica e adquirem um aspecto de ferrugem.
Em ambiente natural, o oxigênio é a principal causa da corrosão uniforme de aços e outros metais e ligas. A reação anódica no processo de corrosão é sempre a reação de oxidação. Em ambientes ácidos, ou seja, pH <7, o processo catódico se dá principalmente pela redução de íons de hidrogênio. Nos espaços alcalino ou neutro, ou seja, pH=7 ou pH>7, a redução do oxigênio dissolvido é o processo catódico predominante que causa corrosão uniforme. Com distribuição homogênea dos reagentes catódicos sobre toda a superfície metálica exposta, essas duas reações mencionadas ocorrem de maneira “uniforme” e não há local ou localização preferencial para reação catódica ou anódica. Os cátodos e ânodos estão localizados aleatoriamente e alternando com o tempo, tornando os revestimentos uma importante alternativa de solução. O resultado final é uma perda de dimensão mais ou menos uniforme.
A falta de ações corretivas ou preventivas sobre superfícies que são atacadas pela corrosão uniforme podem ocasionar graves problemas. Em estruturas metálicas, por exemplo, a perda de material gerada pelo processo de corrosão pode resultar na redução de sua resistência mecânica e ocasionar acidentes que podem ser fatais. Imagine esse processo corrosivo ocorrendo em estruturas de equipamentos de grande porte? A perda de resistência mecânica pode ser de extrema gravidade e pode acarretar na necessidade de sucateamento do equipamento.
Como prevenir ou reduzir esse tipo de desgaste?
Podemos citar diversos exemplos de corrosão uniforme, como a ocorrência em correntes, estruturas metálicas, carcaças, etc. Mas você sabe como fazer a prevenção da corrosão uniforme? Atualmente existem diversas maneiras para prevenir ou reduzir a incidência da corrosão uniforme. Os métodos vão, desde selecionar bons materiais bases, até a aplicação de revestimentos que protegem a superfície. Como exemplo, pode-se citar a aplicação de revestimentos de alumínio sobre superfícies metálicas. Ele forma uma camada de óxido proporcionando uma barreira que protege a superfície do mecanismo de corrosão. Já é de conhecimento que existem equipamentos com esse tipo de revestimento aplicado em sua superfície com mais de 30 anos de operação, sem qualquer tipo de dano.
O revestimento de zinco também é um excelente material para proteção contra a corrosão uniforme, pois ele vai atuar como metal de sacrifício na superfície (proteção catódica).
Caso o processo de corrosão seja muito agressivo, sugere-se a aplicação de camadas mais espessas desses revestimentos citados para resultar em uma proteção mais eficaz. Eles também podem ser utilizados com adição de uma camada de tinta para realizar o fechamento dos poros por capilaridade. A efetividade de um sistema de proteção pode facilmente ser mensurado em laboratórios especializados em corrosão, o que torna o processo de escolha da solução mais barato e assertivo.
Você sabe como proteger superfícies da corrosão uniforme? Nós preparamos um infográfico com essa informação pra ajudar você, confira logo abaixo.