Os mecanismos de desgastes de máquinas são As máquinas agrícolas, apesar de sua constante evolução, ainda sofrem de um problema comum no setor do agronegócio: os mecanismos de desgastes. Identificá-los, evitá-los e corrigi-los é um dos grandes desafios dos engenheiros de produto de indústrias que produzem máquinas para a agricultura.
O primeiro passo para que se consiga produzir mais com máquinas agrícolas é reduzir o número de paradas não programadas, para manutenção corretiva. Para isso é fundamental acompanhar indicadores de manutenção. Além de reduzir custos, a prática traz muito mais produtividade e consequentemente um maior lucro líquido para o produtor.
Leia também: Manutenção agroindustrial e suas peculiaridades
Entender sobre tribologia e quais são os principais mecanismos de desgastes de máquinas agrícolas encontrados em peças ajuda não só o engenheiro de produto a oferecer máquinas com maior resistência e durabilidade, mas também ao produtor, que consegue identificar com mais rapidez os problemas apresentados em seu equipamento.
Esse entendimento permite que o profissional que esteja realizando a especificação de materiais para suportar determinados ambientes seja mais assertivo na sua escolha para atingir resultados de competitividade, resultados técnicos e custos baixos.
No processo de produção agrícola existem diversos desses mecanismos de desgastes agindo sobre a superfície dos componentes das máquinas. Em muitos casos, um deles age de maneira isolada. No entanto, em diversas peças esses processos de desgaste são combinados, como, por exemplo, desgaste por abrasão e corrosão gerado por fertilizantes. Quando isso ocorre, o processo de escolha do material mais apropriado acaba sendo mais dificultoso e acaba exigindo mais conhecimentos por parte de quem está analisando o processo.
Para entender melhor como acontecem e quais os principais mecanismos de desgastes em máquinas agrícolas, preparamos um material orientativo. Nosso objetivo é justamente contribuir para que todos tenham esse conhecimento para melhorar seus processos. Para acessar é só clicar no link logo abaixo.