Os indicadores de manutenção são utilizados para orientar as ações dos profissionais da gestão da manutenção no sentido de padronizar ou melhorar o processo.
Classificação dos indicadores de manutenção
Exemplo de indicadores desse grupo:
- Horas de treinamento da equipe de manutenção
- Cumprimento do plano de manutenção preventiva
- MTTR – Tempo para reparos
Ou seja, se a gestão da manutenção de uma empresa for bastante organizada e tiver uma equipe bem qualificada pra fazer os reparos, ela vai ter os números desse grupo com excelentes números, mas não garantem a melhoria dos resultados globais da organização.
- MTBF – Tempo médio entre falhas
- Disponibilidade da planta
- Custos totais de manutenção
Esses indicadores são impactados diretamente pelos desgastes das peças nos ambientes nos quais elas estão operando (desgaste por abrasão, erosão, corrosão, oxidação, entre outros).
Se os profissionais de manutenção dessa empresa tiverem uma boa qualificação em mecanismos de desgastes, por exemplo, eles vão conseguir gerar ações de melhoria que podem melhorar os indicadores de manutenção relacionados à eficiência, e, consequentemente, melhorar os indicadores de resultado.
Exemplo: Se um elemento de uma máquina (válvula de esfera por exemplo) tem um MTBF de 100 dias e o gestor de manutenção conseguir melhorar a resistência à abrasão da superfície da peça utilizando o revestimento de Stellite 6, o seu indicador MTBF pode passar para 200, 300 dias, e nesse caso vai impactar no indicador de disponibilidade da planta, de custo global.
Quer conhecer mais sobre os indicadores de manutenção? Nós preparamos um material para você, basta clicar aqui.