Corrosão por Frestas: o que é e como prevenir na indústria?

Corrosão por Frestas: o que é e como prevenir na indústria?

Como já sabemos, a corrosão é uma patologia que atinge a indústria em vários setores, sendo de difícil inspeção e detecção em alguns casos como o da corrosão por frestas.

 Apesar de ser um tipo de corrosão pouco conhecido, a corrosão por frestas causa grande impacto podendo gerar altos custos de manutenção, paradas e, na pior situação, troca de maquinário.

Este tipo de corrosão ocorre preferencialmente em espaços confinados, como por exemplo em conexões que utilizam parafusos, rebites, flanges ou gaxetas. Ainda, as frestas podem ser oriundas do desenho do projeto. Material depositado sobre a superfície, como papel, graxas, óleos, borracha ou sujeiras também podem gerar as condições para ocorrer a corrosão por frestas.

Nas frestas ocorrem reações eletrolíticas de forma localizada, e semelhante à corrosão por pites, devido à diferença de áreas (pequena área anódica e grande área catódica), a degradação até a base do material é rápida.

Como prevenir?

Para prevenção da corrosão por frestas pode ser aplicado diversos meios, que também são utilizados para outras formas de corrosão. A proteção catódica faz uso de ânodo de sacrifício ou aplicação de corrente. A aplicação da proteção anódica resulta na formação de película protetora no metal a partir da passagem de corrente externa. Substâncias inibidoras são adicionadas em concentrações ideias para interagirem com o meio corrosivo e formarem uma barreira física de proteção na superfície do metal. Ainda, quando possível, o projeto pode ser modificado a fim de evitar locais propícios à corrosão por frestas.

A aplicação de revestimentos como aço inoxinconel 625 é uma forma muito prática e garantida de prevenção. Várias ligas estão à disposição para proteção de flanges ou gaxetas, por exemplo. A atmosfera de operação é um fator importantíssimo e determinante para a escolha da liga a ser aplicada. Uma consulta com nosso engenheiro pode sanar as dúvidas e mostrar um caminho de sucesso.

Quer saber mais sobre desgaste por corrosão? Confira o estudo de caso que preparamos a seguir .

Compartilhe este conteúdo:

Corrosão Metálica

O estudo da corrosão de superfícies é importante para solução de problemas de peças e equipamentos. Ter conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender seus mecanismos de atuação e suas causas é importante para saber que medidas devemos tomar pra prevenir sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?