Manutenção Corretiva e Preventiva

manutenção corretiva e preventiva na indústria

Manutenção Corretiva e Preventiva são tipos de manutenção utilizados para manter os equipamentos de produção nas condições ideais de funcionamento, com confiabilidade. São atividades cada vez mais estratégicas para a garantia da produtividade e lucratividade das empresas.

Mas qual as principais diferenças entre a manutenção corretiva e preventiva? Como os próprios nomes sugerem, a manutenção preventiva ocorre de maneira planejada, antes de ocorrer a falha no equipamento. Já a manutenção corretiva é realizada no momento da falha. Isso não quer dizer que uma é melhor ou pior do que a outra. Por exemplo, em componentes que não são críticos, são de simples e de baixo valor, pode ser vantajoso mantê-lo em operação até o momento da falha, o que quer dizer que até mesmo a manutenção corretiva pode ser, de certa forma, planejada.

Mas como melhorar o desempenho da manutenção corretiva e preventiva? Bem, esse é um processo de acompanhamento diário realizado pelos gestores de manutenção. E eles balizam suas decisões a partir do acompanhamento de indicadores de desempenho relacionados ao tempo entre falha (MTBF), tempo para reparo (MTTR) e disponibilidade, além de, é claro, o custo de manutenção. Todos eles são fortemente impactados pelos desgastes de peças.

O desgaste de peças, também conhecidos como mecanismos de desgastes, podem impactar esses resultados da 3 maneiras:

1 – Redução da velocidade de produção: equipamentos com peças desgastadas, em muitos casos, precisam ter sua velocidade reduzida pra conseguir se manter operando.

2 – Produção de produtos defeituosos: Em muitos casos, as peças desgastadas vão gerar a produção de um grande volume de produto com defeito, que vão necessitar ser retrabalhados ou vão pra sucata.

3 – Indisponibilidade para produção: O desgaste de peças vai exigir que sejam realizadas paradas para sua substituição e, como consequência vai haver uma redução natural do faturamento da empresa.

Leia também: Indicadores de manutenção, você os conhece?

Imagine uma bomba centrífuga que trabalha bombeando fluído com partículas sólidas, como óleo contaminado, por exemplo. As partículas sólidas presentes no fluído vão gerar desgaste por erosão no rotor. A bomba vai perder pressão e vazão. Ela vai ter seus parâmetros ajustados, mas o processo de desgaste continua. Vai chegar um ponto que o equipamento vai perder completamente a capacidade de bombeamento e a equipe de manutenção vai precisar fazer uma intervenção para fazer sua substituição. Em diversos casos como esses, a aplicação de um revestimento de carboneto de cromo pode aumentar o sua durabilidade e consequentemente o indicador MTBF em mais de 500% e como consequência, vai reduzir o custo de manutenção e aumentar a disponibilidade do processo.

Mas você sabe como calcular esses indicadores e como gerar melhorias que realmente impactam nos resultados das atividades de manutenção corretiva e preventiva? Nós preparamos um infográfico apresentando esses conceitos e com algumas sugestões que se utilizadas podem trazer resultados expressivos pras empresas dos mais variados segmentos da indústria.

Pra baixar o material é só acessar no link logo abaixo.

Compartilhe este conteúdo:

Principais indicadores de manutenção

Entenda como são medidos e como gerar ações que geram impactos expressivos nos resultados.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?