Metalização de peças: o que é e para o que serve?

Você sabe o que é metalização de peças ou mais conhecido como metalização ou metalização eixos? Metalização é um nome genérico para designar vários processos de aplicação de revestimentos que têm, como principais funções, a proteção ao desgaste, à corrosão ou para fins decorativos. Por muitos anos os processos e técnicas que envolvem a metalização de peças e componentes industriais vêm sendo aprimoradas para aumentar a eficiência, a vida útil de peças e componentes, e diminuir o impacto ambiental. O nome técnico desses processos é Aspersão Térmica. O processo consiste na projeção de partículas de uma liga metálica contra uma superfície previamente preparada.

Leia também: Aspersão Térmica: O que é?

A metalização proporciona às peças, uma camada sobre a superfície para sua proteção contra desgastes. Em alguns casos, essa base é utilizada como sacrifício para o desgaste. Em outros, forma uma camada impermeabilizante para evitar o contato direto da peça com o meio corrosivo. Para fins decorativos, ainda oferece diversos acabamentos e texturas.

Você sabe onde utilizar o processo de metalização de peças?

O processo de metalização é utilizado para aplicar revestimentos metálicos ou cerâmicos em peças que sofrem desgastes por abrasão, corrosão e erosão. O objetivo é aumentar a vida útil das peças nos seus ambientes de trabalho.

Quais ligas podem ser aplicadas pelo processo de metalização?

Uma das grandes vantagens da metalização por aspersão térmica é a quantidade de ligas disponíveis. Essa particularidade permite ao profissional realizar uma escolha customizada para o ambiente ao qual a superfície da peça vai ser submetida. O usuário vai ter a superfície com melhor resistência ao desgaste ao meio específico.

Leia também: O que é resistência ao desgaste?

Existem ligas para alta temperatura, só para abrasão, só para corrosão, para corrosão combinada com abrasão, etc. Veja abaixo algumas famílias de ligas disponíveis para escolha.

Entenda alguns métodos de metalização:

Existem diversos métodos de metalização por aspersão térmica. Não tem um melhor ou pior. Todos eles são bons dentro da sua proposta de operação. Entre todos eles, os processos seguintes se destacam pela sua popularidade, qualidade e versatilidade.

Metalização por chama

É o método que foi primeiramente concebido, e é, ainda, um dos mais empregados. É realizado através de uma pistola que é alimentada pelos gases que vão provocar a chama (Acetileno e Oxigênio), pelo gás propulsor (ar comprimido). A partir do momento que a chama está formada, é realizado o acionamento dois roletes que puxam o arame do material a ser depositado sobre a superfície.  Neste método as velocidades das partículas alcançam cerca de 150 m/s.

Metalização por arco elétrico

Embora ter sido idealizado nos anos 10 do século XX, a Metalização por arco eléctrico, começou a ganhar sua importância comercial a partir dos anos 60.

Este método diferencia-se por uma pistola, que é nutrida por dois arames de material a assentar, os quais são eletrizados por um fluxo direta quando as duas pontas de arame se beiram uma da outra no bico da pistola, é formado um arco elétrico que derrete o metal. No bico da pistola é alimentado também por ar comprimido, que é o agente condutor das partículas de metal fundido.

Metalização por HVOF

O HVOF (ou High Velocity Oxygen Fuel) é um dos processos de metalização por aspersão térmica mais avançados. Ele projeta as partículas da liga metálica a uma velocidade de aproximadamente 1000 metros por segundo. O seu poder calorífero permite a aplicação das ligas complexas mais resistentes ao desgaste por abrasão, como, por exemplo, o carboneto de tungstênio, carboneto de cromo e Stellite 6. Além disso, o revestimento resultante desse processo possui uma alta densidade, baixa porosidade e elevada aderência ao substrato.

Quais as principais aplicações dos processos de metalização de peças?

Existem uma grande variedade de aplicações de revestimentos aplicados por processo de metalização. Dentre os principais, podemos destacar os rotores de bombas, luvas de bombas, rotores de hidrelétricas, eixos, mancais, entre outros. Veja abaixo uma descrição detalhada de uma das aplicações.

Metalização de Eixos

A metalização de eixos ganha cada vez mais força nos setores de manutenção das indústrias de mineração, papel e celulose, petróleo e gás e energia. Os eixos que trabalham em equipamentos industriais como, por exemplo, os eixos de rotores de turbinas, eixos de motores elétricos, eixos de tração de locomotivas, eixos de bombas, sofrem desgastes por abrasão devido à ação de partículas sólidas presentes nos processos.

Esses desgastes geram sérios danos às regiões de contato. Eles perdem eficiência de operação e, em situações mais graves, ocasionam a parada do equipamento para manutenção corretiva.

Mas você sabe para que serve a metalização de eixos? Quais os ganhos possíveis de serem obtidos?

Como funciona a metalização de eixos?

O processo consiste na projeção de partículas de uma determinada liga metálica (como aço inox ou carboneto de tungstênio, por exemplo) numa chama. Ela é amolecida pela ação da temperatura. O impacto gerado quando ela atinge a superfície ocasiona a sua deformação e consequente ancoramento, formando um revestimento metálico.

Principais vantagens da metalização de peças

E o que se ganha com a metalização de eixos? Quais as suas principais vantagens? É possível elencar três ganhos que tornam esse processo muito vantajoso:

1 – Velocidade de aplicação: é possível fazer a recuperação dimensional de um eixo desgastado, em um curto espaço de tempo.

2 – Baixa Temperatura de aplicação durante o processo: o processo de metalização de eixos necessariamente deve ser realizado em temperatura inferior a 150ºC. Isso quer dizer que não existem riscos de deformação da peça ocasionado pela temperatura, evitando também que sejam perdidas características técnicas de tratamentos térmicos já realizados na peça.

3 – Aumento de durabilidade: a grande variedade de ligas disponíveis  para aplicação por processo de metalização pode proporcionar que o profissional faça a seleção de um material apropriado para o ambiente de trabalho e, como consequência, é possível obter aumento de vida útil superior a 500%. Em um ambiente que possui elevado nível de desgaste por abrasão, uma liga de carboneto de tungstênio pode ser utilizada. Já num ambiente com temperaturas elevadas, o Stellite 6 pode ser uma excelente alternativa. Agora, se o problema for mais simples, a metalização de eixos com aço inoxidável pode ser uma alternativa bastante lucrativa.

Quer saber mais sobre o processo de metalização? Acesse o material abaixo em pdf.

Estudo de caso

Metalização de Peças

Baixe o material e conheça tudo sobre esse processo de aplicação de revestimentos

Revestimentos relacionados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Revestimento de aço Inox oferece uma excelente proteção contra corrosão

Aço Inox

Revestimento Metálico

Qual a sua necessidade?

Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

      Desgastes relacionados

      Confira os tipos de desgastes tratados neste artigo:

      Indústrias atendidas

      Confira as indústrias atendidas neste artigo:

      Quer aumentar a vida útil de suas peças?

      Entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar na escolha do melhor tipo de revestimento.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Em breve retornaremos o seu contato.

      Qual a sua necessidade?

      Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

          Qual a sua necessidade?

          Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

              Qual a sua necessidade?

              Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                  Qual a sua necessidade?

                  Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                      Qual a sua necessidade?

                      Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                              Qual a sua necessidade?

                              Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                                  Entre em contato

                                  Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                                    Agradecemos pelo seu interesse!

                                    Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

                                    ×

                                    Olá!

                                    Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

                                    × Precisa de ajuda?