Revestimentos Industriais e suas aplicações

Os revestimentos industriais são filmes adicionados à superfícies de componentes com o propósito de realizar uma proteção contra mecanismos de desgastes tais como desgaste por abrasão, corrosão, erosão e cavitação. Em outros casos, podem ter como finalidade somente a questão estética.

Leia também: Você sabe classificar um mecanismo de desgaste?

Um revestimento industrial bem selecionado, pode então, proporcionar à uma superfície, maior durabilidade, além de pode aumentar expressivamente a confiabilidade na manutenção.

Profissionais de engenharia de manutenção e projetistas de produtos buscam nos revestimentos industriais as características técnicas que não são possíveis de conseguir no material utilizado para a fabricação de um item. Em muitos casos, devido à grande variedade desses produtos disponíveis no mercado, a escolha realizada não é eficaz

Quais os tipos de revestimentos industriais existentes?

Os revestimentos industriais são encontrados nas mais diversas formas. Podem ser madeira, vidro, borracha, plásticos, aço, polímeros, cerâmicas. Veja abaixo alguns tipos:

1 – Epoxi: são amplamente utilizados na indústria devido à sua versatilidade. Uma das suas grandes vantagens desse revestimento industrial é a possibilidade de aplicações com grande espessura e a sua versatilidade. Pode ser aplicado até mesmo por espátula. Podem ser utilizados em ambientes de desgaste por abrasão, mas quando esse mecanismo de desgaste passa a ser severo esse tipo de revestimento acaba não tendo eficácia e se torna uma solução paliativa de baixo custo benefício. Possui baixa tenacidade e se fragiliza se exposto à intempéries.

2 – Poliuretano: Esse revestimento é um elastômero termofixo, muito versátil e que possui características físicas que possibilitam uma grande variedade de aplicações. É popularmente conhecido como PU. Pode ser utilizado com a flexibilidade de uma borracha ou com a dureza de um plástico. É uma excelente alternativa quando é necessário proporcionar resistência à abrasão em superfícies que sofrem impactos de partículas grandes, como em casos, por exemplo, de volutas de alguns tipos de bombas utilizadas no processo de mineração.

3 – Tintas: As tintas também são um dos tipos de revestimentos industriais. Elas são amplamente utilizadas especialmente para proteger as superfícies contra a corrosão ocasionada por intempéries (corrosão atmosférica) e por alguns agentes químicos. São de baixo custo para esse tipo de aplicação. Podem também ser utilizadas em conjunto com outros tipos de revestimentos, como o revestimento de zinco ou alumínio, tendo como principal função a de selante. Além disso, são utilizados para fins estéticos. Não possuem resistência à abrasão e erosão.

4 – Revestimentos cerâmicos: Esse tipo de revestimento industrial é amplamente utilizado em peças que necessitam resistência à corrosão química e ao desgaste por abrasão e erosão, simultaneamente.  Existem diversos tipos de revestimentos cerâmicos e cada um deles vai ter maior ou menor resistência à diversos ambientes corrosivos. O revestimento de óxido de alumínio, por exemplo, possui excelente resistência à corrosão química, resistência à abrasão e elevadíssima resistência à oxidação por alta temperatura. Uma das suas grandes desvantagens é a sua altíssima fragilidade e baixíssima tenacidade. Qualquer tipo de impacto pode danificar esse tipo de revestimento. É de difícil aplicação e alto custo.

5 – Revestimentos metálicos: Os revestimentos industriais do tipo metálico possuem grande versatilidade por que a variedade disponível de materiais é muito grande. Podem ser aplicados através de diversas técnicas, tais como, soldagem, banhos eletroquímicos e aspersão térmica. Os revestimentos aplicados por processo de soldagem, como o PTA, por exemplo,  possuem como grande vantagem a união metalúrgica com o substrato, o que permite que os revestimentos tenham resistência ao impacto. Os revestimentos aplicados pro processo eletroquímico estão perdendo espaço devido ao seu impacto ambiental e baixa versatilidade de materiais aplicáveis.  Os revestimentos aplicados por aspersão térmica atualmente estão sendo amplamente utilizados por que essa técnica proporciona uma versatilidade que proporciona a aplicação de qualquer liga metálica sobre qualquer base metálica, ferrosa ou não. Ou seja, é possível a aplicação de um revestimento de carboneto de tungstênio, por exemplo, sobre uma superfície de alumínio, o que permite a fabricação de uma peça leve e com altíssima resistência ao desgaste por abrasão. Um revestimento de dessa mesma liga em uma válvula domo de separador de poeira em indústria de cimento pode aumentar a durabilidade desse componente em mais de 500% (veja o estudo de caso). Os revestimentos aplicados por laser (Laser Cladding) também estão ganhando espaço na solução de desgaste de peças por que conseguem depositar camadas finas, em superfícies de pouca espessura, com união metalúrgica ao substrato.

Leia também: Revestimento contra desgaste: como garantir a escolha da melhor opção?

Onde aplicar um revestimento industrial?

Um revestimento industrial pode ser aplicado em qualquer componente de máquina que trabalhe em ambiente que proporcione sua degradação.

Alguns exemplos de aplicações:

1 – Roscas transportadoras

2 – Válvulas de esfera

3 – Carcaças de equipamentos

4 – Hastes hidráulicas

5 – Peças de bombas centrífugas

6 – Turbinas de Hidrelétricas

A grande variedade de revestimentos industriais proporciona grande versatilidade para os engenheiros de produto e de manutenção. Não existe material mágico. Existe sim conhecimento técnico do profissional para fazer a escolha mais assertiva para a sua aplicação. Na dúvida, procure um Centro de Pesquisa e realize testes comparativos entre os materiais. Você pode escolher, de maneira rápida e barata aquele revestimento industrial mais apropriado pra sua aplicação.

 

 

 

 

 

 

 

Revestimentos relacionados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Revestimento de aço Inox oferece uma excelente proteção contra corrosão

Aço Inox

Revestimento Metálico

Qual a sua necessidade?

Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

      Desgastes relacionados

      Confira os tipos de desgastes tratados neste artigo:

      Indústrias atendidas

      Confira as indústrias atendidas neste artigo:

      Quer aumentar a vida útil de suas peças?

      Entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar na escolha do melhor tipo de revestimento.

      Quer aumentar a vida útil de suas peças?

      Entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar na escolha do melhor tipo de revestimento.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Em breve retornaremos o seu contato.

      Qual a sua necessidade?

      Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

          Qual a sua necessidade?

          Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

              Qual a sua necessidade?

              Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                  Qual a sua necessidade?

                  Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                      Qual a sua necessidade?

                      Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                              Qual a sua necessidade?

                              Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                                  Entre em contato

                                  Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                                    Agradecemos pelo seu interesse!

                                    Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

                                    ×

                                    Olá!

                                    Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

                                    × Precisa de ajuda?