A pá Kaplan, utilizadas em turbinas de hidrelétricas, sofre desgaste por erosão devido à partículas sólidas contidas na água dos rios. O desgaste de turbinas de hidrelétricas acarreta na perda de eficiência da turbina pela deformação do perfil hidráulico. O desgaste erosivo é um dos principais mecanismos de desgastes em encontrados em hidrelétricas.
Mas qual o benefício da aplicação de um revestimento na superfície de uma pá kaplan? Podemos destacar dois grandes benefíciios.
1 – Redução das porosidades: A porosidade é uma das causas do processo de aceleração do mecanismo de desgaste erosivo. Nele, são criados caminhos preferenciais que, com o passar do tempo vão acarretar no processo de cavitação e desbalanceamento do rotor. Durante o processo de preparação da superfície é realizado um jateamento com alumina e os poros superficiais são facilmente identificados e eliminados.
2 – Aumento da resistência superficial: O revestimento aplicado possui uma dureza muito elevada e proporciona elevadíssima resistência ao desgaste erosivo ocasionado pelas partículas sólidas presentes na água dos rios. Uma pá kaplan revestida tem a sua vida útil incrementada em mais de 400%. Esse resultado proporciona um expressivo incremento na disponibilidade dos equipamentos, além de proporcionar uma grande redução de custos para a empresa, tanto no que diz respeito à manutenção como de substituição de peças.
A Rijeza já aplicou revestimentos em peças de diversas usinas hidrelétricas, dentre elas destacam-se:
1 – Usina Hidrelétrica de JIRAU
Além de realizar o recobrimento de todas as pás do rotor quando novas na filial instalada em Rondônia, foi realizado uma parceria com o cliente para o desenvolvimento de uma solução para aplicação dos revestimentos dentro da turbina, chamado. Ele foi composto da etapa de desenvolvimento do conceito e de implementação do projeto.
Veja também: Projeto Emma – Fase 3
Para saber mais sobre revestimentos para turbinas de hidrelétricas, baixe o estudo de caso: Revestimentos de proteção contra desgastes em peças de turbinas de hidrelétricas
2 – Usina Hidrelétrica de Santo Antônio – RO, Brasil
Nesse projeto foi realizado a aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio em todas as pás kaplan.
3 – Usina Hidrelétrica de Chaglla – Peru
4 – Usina Hidrelétrica Manduriacu – Equador
5 – PCH Fruteiras – ES, Brasil
6 – Usina Hidrelétrica Águas do Prata – Brasil
7 – Usina Hidrelétrica Chimay – Equador
8 – La Virgen – Peru
9 – Manopla – PE, Brasil
10 – El Potrero – Venezuela
11 – Hidrelétrica Embaúba – MT, Brasil
12 – PCH Morro Azul – Colômbia