Revestimento Antidesgaste de Carboneto de Tungstênio
Você conhece o revestimento de carboneto de tungstênio ou também conhecido como carbeto de tungstênio? Esse revestimento é uma liga composta metal cerâmico, de alta densidade, baixa porosidade e elaborada para aplicação em ambientes agressivos nos quais a superfície das peças são submetidas a desgastes por abrasão e erosão severos. Ele é formado por uma matriz (ligante) de cobalto e aplicado por processo de aspersão térmica hipersônica, HVOF
O processo de aplicação do revestimento de carboneto de tungstênio permite que a camada aplicada tenha um nível de aderência bastante elevado, superando 14.000 PSI.
O revestimento de carboneto de tungstênio é altamente resistente aos desgastes por abrasão, adesão, erosão e desgaste por deslizamento em baixa temperatura (temperatura máxima de trabalho é de 450ºC) devido à dureza dos carbonetos ser bastante elevada e a adição de ligantes diminuírem sua fragilidade. Ele é o principal substituto do revestimento de Cromo Duro, com resistência ao desgaste bastante superior.
Benefícios do Revestimento de Carboneto de Tungstênio
Suas características de elevada densidade e dureza garantem uma resistência ao desgaste muito elevada. Quando comparado com o cromo duro, por exemplo, ele é 600% mais resistente e tem capacidade para garantir maior durabilidade de peças que trabalham em ambientes severos, com consequente aumento de disponibilidade
Os estudos de caso mostram que o revestimento de carboneto de tungstênio proporciona redução de custos muito elevados devido à redução da frequência de troca de componentes.
Você conhece as aplicações do Carboneto de Tungstênio?
Devido às características mencionadas de alta resistência ao desgaste, esse revestimento é apto para trabalhar especialmente em ambientes secos com temperaturas inferiores a 450ºC. Podemos citar como exemplos:
- Rotor de exaustores;
- Ferramentas de conformação a frio;
- Sedes de selos mecânicos;
- Pá de turbina de jato
- Polias
- Parafusos para mineração;
- Roscas transportadoras;
- Bombas de Polpa de Mineração;
- Válvula duplo pêndulo;
- Tampas de Turbinas Francis
O revestimento de carboneto de tungstênio é também bastante aplicado em componentes de equipamentos na indústria de cimento. Nesse processo, as superfícies dos componentes são muito exigidas devido ao elevado nível de partículas duras e finas que trabalham dentro da faixa de temperatura aceitável para essa liga.
Esse revestimento também possui elevadíssima resistência ao desgaste por erosão, que é um tipo de desgaste encontrado em pás de exaustores, palhetas de turbinas de jateamento, roscas transportadoras de grãos, entre outros.
Você sabe onde não deve utilizá-lo?
O revestimento de carboneto de tungstênio não possui união metalúrgica com o substrato. Isso quer dizer que ele não pode ser submetido a situações de impacto (como em britadores, ferramentas de estamparia, ferramentas de corte, etc). Ele também não pode ser aplicado em situações que ocasionam cargas pontuais. Para esse tipo de ambiente, recomendamos ligas com carboneto de tungstênio aplicados por PTA ou Laser Cladding.
Leia também: Quanto custa o revestimento de Carboneto de Tungstênio?
Não aplique o carbeto de tungstênio em peças que trabalhem em ambientes abrasivos ou erosivos com temperaturas superiores a 450ºC. Nesses ambientes, o revestimento sofre processo de oxidação e suas propriedades de resistência vão ser rapidamente comprometidas.
O carboneto de tungstênio não é recomendável para ambientes corrosivos ácidos.
Outras orientações para contribuir na especificação do revestimento de Carboneto de Tungstênio
É importante tomar cuidado com cantos vivos. Se o revestimento for aplicado numa região próxima à cantos, procure quebrá-los ou fazer um raio para evitar regiões de tensão residual.
Não recomendamos espessuras superiores à 0.5 mm. Espessura elevada não é sinônimo de maior durabilidade. Quando maior a espessura, maior tensão residual e consequentemente maior probabilidade de desplacamento.
Se você precisa de uma superfície com baixa rugosidade após a aplicação, faça uma boa usinagem na região de aplicação. Superfícies muito rugosas podem exigir espessuras maiores pra poder chegar num bom acabamento por que o revestimento não tem espessura elevada e vai “copiar” a rugosidade superficial. A consequência é a necessidade de maior espessura para acabamento e consequentemente maiores custos.
Solicite um orçamento
Você precisa aplicar revestimento de Carboneto de Tungstênio em suas peças? Entre em contato com a Rijeza por Whats App, Telefone (51) 3590 5400 ou pelo e-mail rijeza@rijeza.com.br