Carboneto de Tungstênio

O revestimento de carboneto de tungstênio ou carbeto de tungstênio é uma liga composta metal cerâmico, de alta densidade, baixa porosidade e elaborada para aplicação em ambientes agressivos nos quais a superfície das peças são submetidas a desgaste por abrasão e erosão severos. Ele é formado por uma matriz (ligante) de cobalto e é aplicado por processo de aspersão térmica hipersônica.

O processo de aplicação do revestimento de carboneto de tungstênio permite que a camada aplicada tenha um nível de aderência bastante elevado.

O Revestimento de Carboneto de Tungstênio é altamente resistente aos desgastes por abrasão, adesão, erosão e desgaste por deslizamento em baixa temperatura (temperatura máxima de trabalho é de 450ºC) devido à dureza dos carbonetos ser bastante elevada e a adição de ligantes diminuírem sua fragilidade.

Você conhece as aplicações do Carboneto de Tungstênio?

Devido às características mencionadas, esse revestimento é apto para trabalhar especialmente em ambientes secos e com temperaturas inferiores a 450ºC. Podemos citar como exemplos, pás de exaustores, ferramentas de conformação a frio, sedes de selos mecânicos.

O revestimento de carboneto de tungstênio é também bastante aplicado em componentes de equipamentos de indústria de cimento. Nesse processo, as superfícies dos componentes são muito exigidas devido ao elevado nível de partículas duras e finas e trabalham em dentro da faixa de temperatura aceitável para essa liga.

Esse revestimento também possui elevadíssima resistência à erosão. Esse tipo de desgaste é encontrado em pás de exaustores, palhetas de turbinas de jateamento, roscas transportadoras de grãos, entre outros.

Você sabe onde não deve utilizá-lo?

O revestimento de carboneto de tungstênio não possui união metalúrgica com o substrato. Isso quer dizer que ele não pode ser submetido a situações de impacto (como em britadores, ferramentas de estamparia, ferramentas de corte, etc). Ele também não pode ser aplicado em situações que ocasionam cargas pontua

Não aplique o carbeto de tungstênio em peças que trabalhem em ambientes abrasivos ou erosivos com temperaturas superiores a 450ºC. Nesse ambiente, o revestimento vai sofrem processo de oxidação e as suas propriedades de resistência vão ser rapidamente comprometidas

Esse revestimento não é recomendável para ambientes corrosivos.

 

Características

  • Micro Dureza: 1100 a 1400 HV
  • Porosidade: < 1%
  • Temperatura máxima de trabalho: 450° C
  • Adesão: > 11.900 PSI
  • Salt Spay < 100 horas de
  • Camada máxima: 0,5mm

Datasheet

Conheça as características técnicas, benefícios, aplicações e limitações do revestimento de Carboneto de Tungstênio.
ico-datasheet

Perguntas frequentes

Confira quais são as questões mais frequentes relacionadas a este tipo de revestimento:

O carboneto de tungstênio é melhor aplicado em peças que trabalham em ambientes que sofrem pela ação da abrasão ou da erosão, mas sem agentes corrosivos. Exemplos: Roscas Transportadoras, Anéis de vedação.
Não deve ser utilizada em ambientes que contenham materiais ácidos. Tmambém não é recomendado a sua utilização em ambientes com temperaturas de trabalho superiores a 450 graus centígrados. O carboneto de tungstênio não suporta impactos.
O carboneto de tungstênio é altamente resistente aos desgastes abrasivos e erosivos.
O carboneto de tungstênio pode trabalhar em temperaturas de até 450 graus centígrados.

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Avenida Parobé, 3815, Boa Vista
      São Leopoldo / RS – CEP 93150-015

      Desenvolvido por SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?